19 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 3:19
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK
Início » Vendas no varejo caem 25,2% em uma semana
Economia

Vendas no varejo caem 25,2% em uma semana

As vendas do comércio varejista nacional recuaram 25,2% na semana de 16 a 22 de março frente à semana ante­rior, afirmou nesta quarta-fei­ra, 25 de março, a Boa Vista. A empresa passou a acompanhar as vendas semanais do vare­jo para avaliar os impactos de medidas restritivas contra o coronavírus sobre o setor. Ante igual semana de 2019, no en­tanto, a queda registrada nas vendas foi de 9,5%.

Considerando apenas o fim de semana de 21 a 22 de mar­ço, a queda nas vendas foi mais expressiva, de 36,6%, na com­paração com o fim de semana imediatamente anterior (13 a 15 de março), quando já havia medidas de restrição da circu­lação. Em relação ao primeiro fim de semana do mês, quan­do ainda não havia medidas de restrição, a queda foi de 44,3%.

Eduardo Molina, da Asso­ciação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), disse que o movimento no comér­cio já recuou cerca de 20% no mesmo período – quando as 108 escolas municipais, as 82 estaduais e as mais de 300 par­ticulares e as lojas dos quatro shopping centers da cidade e do comércio em geral ainda estavam atendendo. As aulas foram suspensas a partir de se­gunda-feira (23) e o município entrou em estado de calamida­de pública na terça-feira (24).

“O fechamento de lojas e a drástica redução na circu­lação de pessoas têm causado um impacto significante nas vendas do comércio varejis­ta, principalmente nas lojas físicas. As incertezas quanto à duração das restrições e o efeito destas sobre o mercado de trabalho já afetaram forte­mente a confiança dos consu­midores e devem continuar influenciando negativamente as decisões de consumo”, diz a Boa Vista, em nota. O le­vantamento foi baseado em uma amostra de consultas re­alizadas no SCPC no período de 6 a 22 de março.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas comu­nicou em nota oficial sua defe­sa do fechamento total de todo e qualquer tipo de comércio em território brasileiro, com exceção, dos serviços básicos, como supermercados e farmá­cias, que devem funcionar com regras de utilização para que se evitem aglomerações.

O comunicado acontece em meio a pandemia do coro­navírus, em quarentena. Esti­ma-se que o setor do comér­cio e serviços seja impactado negativamente em mais de R$ 100 bilhões nos próximos meses. Por esse mapa geral do comércio, e por outro lado, as lojas onlines e serviços de­livery crescem para manter a população em casa.

Mais notícias