A websérie “As histórias avoadas da menina passarinho” fará o lançamento do seu ter­ceiro episódio neste sábado, 17 de julho, a partir das dez horas, no canal do YouTube que leva o mesmo nome. Recentemente lançado, o projeto de incentivo à leitura, reúne várias expres­sões artísticas, desenvolvendo um diálogo entre a literatura, o teatro, a música e o audiovisual, mas a grande protagonista da série é a poesia.

Ao todo serão oito episódios, todos disponibilizados de 3 de julho a 21 de agosto. Idealiza­do pela atriz e arte-educadora Gracyela Gitirana, que há mais de 20 anos desenvolve trabalhos para o público infantil, o traba­lho conta ainda com artistas e educadores da região de Ribei­rão Preto, como os escritores André Luís Oliveira e Arnaldo Jr., o ilustrador Renato Andrade e a flautista Nadine Moraes.

A cada episódio são aborda­dos poemas de pássaros perten­centes à fauna brasileira, inter­pretados por duas personagens, a caçadora de gaiolas e a menina passarinha – amigas e parceiras de aventura, buscam destruir gaiolas e prisões, sejam elas con­cretas ou imaginárias. “Juntas descobrem na palavra, na músi­ca e nas artes em geral o poder para destruir gaiolas, correntes, cadeados ou qualquer tipo de artefato que impedem nossa mente de se comunicar com o coração”, explica Gracyela.

De maneira lúdica e diver­tida, as personagens constroem imagens poéticas, convidando o espectador ao jogo, a brinca­deira e ao sonho. O projeto foi criado e produzido para aten­der às necessidades de cultura e entretenimento diante da nova rotina de distanciamento social, mas sem perder interatividade com o público. Esse caráter par­ticipativo fica por conta de uma proposição ao final de cada epi­sódio, quando um convidado especial lança desafios às crian­ças: como, por exemplo, fazer uma roda de conversa com a família e contar uma história, desenhar seu melhor amigo ou ainda escrever uma carta para alguém distante.

Para Gracyela Gitirana, atriz que interpreta a caçadora de gaiolas do enredo, este trabalho mostra o quanto a leitura pode ser imbuída de prazer e signi­ficado, despertando a imagi­nação, criando asas às palavras e permitindo que elas levem o público para um voo cheio de conhecimento e aventura.Livre para todos os públicos, todos os episódios da websérie podem ser acessados pelo YouTube: https://youtube.com/channel/UCLcTsdhRZeWWVujoX­cK4wPg. Mais informações sobre o projeto estão nos canais das redes sociais.

Episódio 3: Um domingo ensolarado
O episódio começa com a menina passarinho tentando acordar a caçadora de gaiolas que gosta de acordar tarde no domingo. Enfim, a caçadora se levanta e as duas decidem o que fazer em um domingo ensolarado. Neste VT, são trabalhados os poemas Pi­ca-Pau, Galinha D´Angola, Melro e o Pelicano. O traba­lho tem como trilha sonora as músicas de abertura e final: “Avoadas” e “Passarinheiras” e a música do Melro e o peli­cano: “Um melro engano”.