Tribuna Ribeirão
Turismo

As bibliotecas mais bonitas do mundo

Apesar de vivermos na geração dos smartphones, ta­blets e livros digitais, com fácil e rápido acesso a leituras e pes­quisas dos mais diversos con­teúdos, bibliotecas por todo o mundo se mantém sendo não apenas arquivos bibliográfi­cos, mas, tambêm, cenários realmente encantadores para seus frequentadores.

Além de impressionar pela beleza dos detalhes de sua arquitetura, esses ver­dadeiros acervos carregam tanta importância histórica e cultural que, muitas delas, acabam se tornando pontos turísticos.

Para conhecer e admirar um pouco mais delas, a Ci­vitatis, líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em diferentes idiomas, preparou uma lista com as bibliotecas mais bonitas do mundo espe­cialmente para você. O Tri­buna Ribeirão dividiu essas dicas em duas partes. Confira a primeira nesta edição e a segunda na próxima edição de domingo:

Biblioteca do Trinity College, parada obrigatória em Dublin


Você sabia que o Trinity College de Dublin possui a maior biblioteca para pes­quisas da Irlanda? Há mais de quatro milhões de livros nessa famosa biblioteca, que desde 1801 recebe um exem­plar de todas as obras publi­cadas na Grã-Bretanha e na Irlanda.
No entanto, não é um lu­gar reservado apenas para os estudantes. É aberta ao públi­co em que os turistas vêem a bela Long Room, a sala mais antiga da biblioteca do Trini­ty College, repleta de estantes de madeira que não parecem ter fim, bustos em mármo­re, pequenas escadas e uma harpa muito antiga que se tornou um emblema nacio­nal. Lá também é possível en­contrar o Livro de Kells, um manuscrito cristão meticulo­samente decorado, cujas ori­gens remontam ao século IX.

Real Gabinete Português de Leitura, uma verdadeira joia no Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro abriga um dos melhores exemplos arquitetônicos do conhecido estilo neomanuelino. Esse tipo de edifícios, construídos entre a metade do século XIX e começo do século XX, res­gata o estilo gótico-renascen­tista popular durante o reina­do de Manuel I de Portugal. A decoração sobrecarregada do Real Gabinete Português de Leitura é um exemplo per­feito dessa estética. O lugar é fascinante e vale a visita!

A abadia de Admont abriga uma das bibliotecas mais bonitas do mundo


Situada nos Alpes austría­cos, a cerca de três horas de carro de Viena, fica o mostei­ro de Admont, fundado em 1074. Esse lugar se tornou um dos principais centros culturais e espirituais da Ida­de Média, quando a abadia começou a reunir importan­tes livros para custodiá-los nos seus arquivos.
Entretanto, não foi até o século XVIII quando uma obra colossal foi realizada e deu origem a uma das biblio­tecas mais bonitas do mun­do. O arquiteto responsável foi Joseph Hueber, um artista barroco que criou uma ver­dadeira “catedral de luz” para abrigar os livros do mostei­ro. Considerada por muitos como a Oitava Maravilha do Mundo, a biblioteca se destaca por suas cúpulas de­coradas com afrescos colori­dos, belas prateleiras em tons brancos e dourados, curiosas portas secretas e esculturas de Josef Stammel.

Biblioteca da Universidade de Salamanca, história da Espanha


Conhecida oficialmente como a Biblioteca Geral His­tórica de Salamanca, trata-se da biblioteca universitária mais antiga da Espanha. Foi fundada por Afonso X, o Sá­bio, e já esteve em diferentes edifícios da Universidade de Salamanca, além de ter pas­sado por várias reformas. De fato, após um desmorona­mento em 1665, a instituição permaneceu sem biblioteca durante quase um século. A Biblioteca Antiga, como a conhecemos hoje em dia, foi construída no século XVIII e suas estantes de pinho e ou­tros móveis antigos chamam bastante a atenção.

Biblioteca pública de Nova York, um arquivo com encanto


A biblioteca pública de Nova York é frequentada habitualmente por estudan­tes e pesquisadores e, claro, também pelos turistas que visitam a Big Apple todos os anos. Uma época especial­mente emocionante para co­nhecer este emblemático edi­fício é o Natal, pois no Bryant Park, que fica perto de lá, é instalada uma pista de pati­nação no gelo e um mercado de rua. Além do mais, a árvo­re que decora todos os anos a biblioteca é o lugar perfeito para tirar uma foto de lem­brança!
Vale a pena mencionar que, além de ser uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, é uma das maiores dos Estados Unidos. As fa­mosas esculturas dos leões na entrada, os afrescos da Rose Main Reading Room, e os enormes candelabros e mesas de carvalho são os protago­nistas desse lugar.

Postagens relacionadas

OMT vai premiar startups pioneiras em inovação no turismo gastronômico

Redação 1

Portillo celebra 70 anos com modernizações

Redação 1

Começa a temporada brasileira de cruzeiros marítimos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com