Dois alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA/RP) – vinculada à Universidade de São Paulo (USP) –foram presos na madrugada desta terça-feira, 3 de abril, acusados por desacato contra policiais militares. Os universitários foram abordados em posto de combustíveis localizado na confluência das avenidas Doutor Francisco Junqueira com Plínio de Castro Prado, na região central.
A.M.M., e F.H.L.B., ambos de 22 anos, estavam em um Ford Fiesta com placas de Araçatuba. O veículo está com o licenciamento vencido. Quando os policiais militares informaram que o carro seria recolhido, os indiciados reagiram xingando a guarnição. Eles também apresentavam sinais de embriaguez. Foram presos e levados para a Central de Polícia Judiciária.
A.A.M., que dirigia o Ford Fiesta, teria recusado o teste do bafômetro. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi apreendida e o estudante, natural de Araçatuba, foi multado em R$ 2.934,70. Além disso, foi autuado em mais R$ 293,47 pelo fato do licenciamento vencido do carro.
Na Central de Flagrantes, enquanto a ocorrência era registrada, os dois alunos da USP ficaram irritados com a presença de jornalistas. Um deles, F.H.L.B. de Campinas, danificou o microfone de uma repórter do SBT que tentava ouvi-lo. Ela registrou boletim de ocorrência por dano ao equipamento.
Após audiência sob custódia com o delgado da Polícia Civil, os dois foram liberados depois de assinarem um Termo Circunstanciado. A assessoria de imprensa da USP respondeu, sob consulta, através de ligação telefônica, que os alunos detidos por policiais militares por desacato e resistência são, de fato, matriculados no curso de Economia da FEA/RP-USP.

