Tribuna Ribeirão
Política

‘Massa verde’ vai para antigo aterro

Já está funcionando no de­sativado aterro sanitário de Ri­beirão Preto, na Rodovia Mário Donegá (SP-291), a nova área de descarte da “massa verde” (galhadas trituradas) resultante da máquina “pica-galhos” da Se­cretaria Municipal de Meio Am­biente. Nos últimos anos, o pro­duto era descartado em terreno da prefeitura no bairro Ribeirão Verde, na Zona Leste, para insa­tisfação dos moradores.

A principal queixa era o risco de incêndio. A “massa verde” pe­gava fogo e a fumaça se espalha­va pelo bairro, agravando os pro­blemas respiratórios de crianças e idosos, principalmente. O verea­dor Marcos Papa (Rede Sustenta­bilidade), que intermediou reunião entre lideranças comunitárias e o secretário Otávio Okano, come­morou a mudança de local.

“A máquina de pica-galhos ficava no final da avenida Antonia Mugnato Marincek – a popular “Estrada das Palmeiras” –, numa região cercada por residências, o que era um absurdo. A reivindica­ção dos moradores era exatamen­te essa, que a prefeitura removes­se a central de compostagem de lá, o que foi feito”, comenta.

Na semana passada, acompa­nhado de Altemir Rosário e Sérgio Zerbinato, líderes comunitários do Complexo Ribeirão Verde, Marcos Papa visitou o novo local do “pica­-galhos” e aprovou a mudança. “O secretário Okano nos disse que, a partir de novembro, com a chegada da estação das chuvas, a prefeitura irá plantar mudas de árvores na antiga área de descarte do Ribeirão Verde”, informa o ve­reador. Ele também disse que o centro de compostagem passará a fornecer adubo para as praças da cidade.

Postagens relacionadas

Juiz barra ação contra Nogueira

Redação 1

Confira a agenda dos candidatos nesta terça (22)

Redação 2

Empréstimos do IPM – A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira, 30 de abril, projeto de lei que suspende por quatro meses a cobrança de empréstimos consignados tomados por aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) junto aos bancos. Vota­ram a favor 22 parlamentares e três contra: Elizeu Rocha (PP), Renato Zucoloto (PP) e Pauli­nho Pereira (PSDB). Adauto Honorato, o “Marmita” (Pros), não participou da sessão por licença médica. A proposta é do vereador Luis Antônio França (PSB) e tem como objetivo oferecer aos beneficiários do IPM “fôlego” financeiro porque muitos apo­sentados e pensionistas residem com familiares. Por causa da pandemia do novo coronavírus e do distanciamento social, estão impedidos de trabalhar e por isso, estão sem renda. O projeto estabelece que as instituições bancárias deixem de fazer esta cobrança, que é descontada diretamente da con­ta corrente do aposentado ou pensionista antes de o beneficio ser depositado. Caso o estado de calamidade pública na cidade seja prorrogado, o projeto de lei prevê a extensão da suspensão por mais quatro meses. Levantamento feito pelo Tri­buna no segundo semestre do ano passado revelou que, de um total de total de 5.989 benefici­ários do IPM, 5.629 possuíam este tipo de financiamento, ou 94% dos aposentados e pensio­nistas. Entre os trabalhadores da ativa, a situação do endivida­mento em longo prazo também é preocupante. Em julho do ano passado, dos 7.662 funcionários da administração direta, 4.079 fecharam empréstimo consig­nado com mais de 60 parcelas – 53,2% do total de servidores. A Justiça Federal de Brasília já havia decidido obrigar os bancos a suspender por quatro meses a cobrança de crédito consignado de aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou por regime próprio de previdên­cia. Entretanto, a medida nem chegou a ser implementada já que o Banco Central entrou com recurso e o desembar­gador federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, determinou que a cobrança seja feita. Os descon­tos em folha dos empréstimos consignados prosseguem. Vereadores suspendem cobrança de consignado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com