Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara volta a suspender sessão

Os servidores municipais vol­taram a lotar o plenário da Câ­mara e a maioria dos vereadores, em apoio à greve da categoria, decidiram encerrar a sessão por falta de quorum e trancar a pauta de votações pela segunda vez nes­ta semana, desde que a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou que vai descontar os dias parados de quem aderiu ao movimento.

Com faixas, cartazes, apitos e até um boneco simbolizando o prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB), os funcionários públicos atenderam ao chama­do do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM/ RP), assinaram o ponto no es­tacionamento do Legislativo e depois protestaram em plenário.

A mesma situação ocorreu na sessão da terça-feira (16), quando, dos sete projetos da ordem do dia, cinco eram do prefeito – na reunião de ontem, outros setes propostas estavam na pauta, cinco do Executivo, sendo que quatro vieram da pre­feitura, entre eles dois vetos. A greve do funcionalismo público municipal completou nove dias.

A diferença na sessão desta quinta-feira é que sete vereadores registraram presença – na de ter­ça-feira ninguém fez isso. Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Rede), Marcos Papa (Rede), Renato Zucoloto (PP), Elizeu Rocha (PP), João Batista (PP), Paulinho Pereira (PPS) e Rodri­go Simões (PDT) não se decla­raram contrários à greve, mas pretendiam votar os projetos.

O presidente do Legislativo, Lincoln Fernandes (PDT), já ha­via anunciado a disposição dos vereadores de não votar projetos do Executivo enquanto as nego­ciações entre o Comitê de Política Salarial do governo e a comissão do sindicato não forem reabertas. Na quarta-feira (17), mais de 20 parlamentares foram recebidos no Palácio Rio Branco.

O governo voltou a dizer que não discute itens econômi­cos da pauta de reivindicações porque extrapolou o teto do li­mite prudencial estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 54%, elevando os gas­tos com a folha de pagamento para 55,86%. Por causa disso, a administração municipal pre­tende congelar os salários do funcionalismo – depois de várias reuniões, a proposta oficial é de “reajuste zero”. A categoria está em greve desde a zero hora do dia 10.

A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou para a próxima quarta-feira, 24 de abril, a via­gem de uma comitiva à capital paulista para consultar o Tri­bunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O prefeito Duarte Nogueira e os secretários Ângelo Roberto Pessini Júnior (Negócios Jurídicos) e Antônio Daas Abboud (adjunto da Casa Civil) vão conversar com o conse­lheiro Sidney Estanislau Beraldo.

Ele é o relator do recurso inter­posto pela administração munici­pal contra a decisão do TCE-SP que obrigou a prefeitura a conta­bilizar os repasses ao Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) como gastos com pessoal.

O caso ainda não foi julga­do, mas o Ministério Público de Contas (MPC), a pedido do conselheiro relator, emitiu pare­cer contrário à apelação.

Essa determinação do Tribu­nal de Contas, segundo a prefeitu­ra, fez a administração extrapolar o teto da LRF. O sindicato divul­gou um relatório do próprio TCE -SP que indica gastos de 46,24% com a folha em dezembro do ano passado – de aproximada­mente R$ 2,31 bilhões da recei­ta corrente líquida (RCL), usou R$ 1,06 bilhão com pessoal. No entanto, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda divulgou anteriormente, a despesa com o IPM ainda não foi contabilizada.

Convidados pelo prefeito, também vão acompanhar a reu­nião no TCE-SP o presidente da Câmara de Vereadores, Lincoln Fernandes (PDT), o líder de governo no Legislativo, André Trindade (DEM), Alessandro Maraca (MDB, presidente da Comissão de Finanças, Orça­mento, Fiscalização, Controle e Tributária) e Isaac Antunes (PR, presidente da Comissão de Cons­tituição, Justiça e Redação).

Postagens relacionadas

Vereadores fazem dobradinha na zona Norte

William Teodoro

Policiais militares prendem suspeito com pinos de cocaína na cueca

Redação

Cápsula do tempo do Daerp guardará documentos por 50 anos

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com