Tribuna Ribeirão
Entretenimento

‘Os Simpsons’, que completa 30 anos, não teve influência apenas no mundo da TV

Prestes a estrear sua 30ª temporada, Os Simpsons já entraram para a história da televisão e influenciaram uma miríade de desenhos e seriados. Mas seu impacto não fica restrito apenas ao entretenimento, e pode ser sentido em diversas áreas.

O idioma inglês não passou incólume pelo fenômeno dos Simpsons. Diversos neologismos entraram em dicionários após terem ido ao ar no desenho. As palavras “Cromulent” e “Embiggen”, utilizadas pela primeira vez no episódio Lisa, a Iconoclasta, de 1996, foram acrescidas ao Dictionary.com.

A expressão “D’oh!”, eternizada por Homer, foi adicionada ao Oxford English Dictionary, tornando-se uma palavra oficial do idioma. Além disso, a interjeição “Meh”, que é amplamente utilizada pelo mundo, foi popularizada pelos Simpsons. 

O mundo da tecnologia também seguiu as tendências ditadas pelo desenho. Em Lisa no Hóquei, episódio de 1994, um dispositivo eletrônico apresenta falhas no autocorretor de texto O ex-diretor de engenharia de aplicativos da Apple Nitin Ganatra, afirmou que esse capítulo foi lembrado pelos corredores da empresa enquanto a funcionalidade estava sendo desenvolvida para iOS.

Além disso, o primeiro iPod parece muito com um aparelho exibido em um dos episódio de 1996, Bart Trabalha à Noite. Já em um episódio de 1995, os Simpsons mostraram um relógio que podia ser usado como telefone, 18 anos antes do primeiro smartwatch da Samsung ganhar as lojas.

É claro que o mundo do entretenimento não passaria ileso pelo furacão Simpsons. Talvez a mais óbvia contribuição da série foi ter amplificado a relevância de sua produtora, a Fox. A empresa fundada em 1985, quatro anos antes da estreia de Os Simpsons, que alavancou a popularidade do estúdio a ponto de a empresa ter inaugurado uma estátua de Bart.

No entanto, uma relação menos óbvia é a do desenho com o filme Se Beber Não Case (2009). O roteiro do filme dirigido por Todd Phillips tem várias referências a um episódio de 20 anos antes, Viva Ned Flanders, em que Ned e Homer vão a Las Vegas e encontram um personagem muito semelhante ao que Mike Tyson interpreta no filme.

Postagens relacionadas

Prada faz releitura contemporânea dos trajes mais icônicos de Billie Holiday

William Teodoro

Mariah Carey se torna a primeira artista a sair da parada da Billboard Hot 100 com música que foi #1 na semana anterior

Redação 1

Trailer da última temporada de ‘Suits’ é divulgado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com