Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Polêmica: HC pode ficar sem 130 leitos

ALFREDO RISK-ARQUIVO

A situação é crítica no Hos­pital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). A falta de funcionários já levou à sus­pensão de 25% das cirurgias e anda há o risco iminente de fechamento de 14% dos 920 leitos que a instituição man­tém na cidade, nas unidades Campus, na Zona Oeste, e de Emergência, na região central.

O possível fechamento de 130 leitos para internação foi discutido na sexta-feira (14), durante reunião do corpo clí­nico. A falta de enfermeiros e médicos anestesistas já resul­tou na paralisação de nove cen­tros cirúrgicos durante a sema­na, impedindo a realização de um quarto das cirurgias agen­dadas. O Hospital das Clínicas realiza cerca de 1,5 milhão de procedimentos por ano – entre cirurgias, consultas, exames e tratamentos ambulatoriais.

O HC de Ribeirão Preto tem 5.918 servidores, mas o sindicato da categoria alega que faltam 440 profissionais. Segundo o médico especialista em saúde pública José Sebas­tião dos Santos, ex-secretário municipal da Saúde de Ri­beirão Preto, as cirurgias não são realizadas porque não há pessoal de enfermagem para o tratamento pós-operatório e também faltam anestesistas.

Ele ressalta que a institui­ção, referência em saúde na América Latina, produz pouco e impede a formação de recur­sos humanos, destruindo a ca­deia de produção assistencial. Por meio de nota enviada à im­prensa, o Hospital das Clínicas informa que “atualmente, há uma redução de pessoal em função de demissões voluntá­rias e aposentadorias. Estamos em tratativas com o governo do Estado para a reposição das vagas”, diz o comunicado.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo diz em comunicado que está em di­álogo com o HC para auxiliar na garantia de assistência aos pacientes, mas não respondeu ao Tribuna quando o déficit de mão de obra será resolvido. De acordo com José Sebastião dos Santos, a ala para cirurgias digestivas do HC vai ficar sem operação até esta quinta-feira (20), devido à falta de aneste­sistas e enfermeiros para dar suporte aos médicos cirurgiões.

Ele também informa que a prioridade no momento é para atender os casos de urgência e emergência, mas alerta que, neste ritmo, sem a reposição dos funcionários que pediram demissão ou se aposentaram, os pacientes em situação me­nos graves correm o risco de “migrar” para o setor dos pro­cedimentos urgentes.

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB­-RP), o advogado João Rafael Mião, diz que encaminhará um ofício à OAB na capital paulista para que esta notifique a Secretaria Estadual da Saúde. Ele ressalta que o problema no HC não afetará apenas os pa­cientes de Ribeirão Preto, mas de todas as cidades da região.

O Departamento Regional de Saúde (DRS XIII) atende Ribeirão Preto e mais 25 cida­des: Altinópolis, Barrinha, Ba­tatais, Brodowski, Cajuru, Cás­sia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitan­gueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, San­ta Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antô­nio da Alegria, São Simão, Ser­ra Azul, Serrana e Sertãozinho.

Em maio do ano passado, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, esteve em Ribeirão Preto e anunciou o repasse de R$ 3 milhões para a contratação de 76 novos pro­fissionais – entre eles médicos, enfermeiros e agentes de saúde – para o Hospital das Clínicas. Na época, em abril, o hospital suspendeu os transplantes de fígado por falta de anestesistas.

O deputado estadual Rafa­el Silva (PSB) também enviou nesta terça-feira, dia 18, ofício ao secretário José Henrique Germann Ferreira questio­nando a falta de servidores e o possível fechamento dos lei­tos nas duas unidades do HC. No documento, destaca que o hospital é “referência nacional e internacional”, e afirma que o déficit de funcionários vem “deixando pacientes em situa­ção de risco”.

O deputado também soli­citou “medidas urgentes para reposição desses cargos”. Em abril do ano passado, quando a instituição suspendeu os trans­plantes de fígado, ele apresen­tou, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), pedido de convocação do secretário estadual da Saúde. Também nesta terça-feira, à tarde, o de­putado federal Ricardo Silva (PSB), filho de Rafael, esteve com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para dis­cutir a situação do HC.

De acordo com o parla­mentar, Mandetta deverá se reunir com a direção do HC para tratar dos problemas. A data será divulgada nos próxi­mos dias. “Temos um hospital que é referência nacional e in­ternacional, com profissionais de renome no mundo. Nossa luta é para que o HC possa se­guir atendendo cada vez mais pessoas, avançar em pesqui­sas, como a do câncer, e não o contrário”, afirma Ricardo Sil­va, que, após o encontro com o ministro, já na Câmara dos Deputados, fez um pronuncia­mento da tribuna, defendendo investimentos no HC.

Emenda parlamentar
O deputado federal Ale­xandre Frota (PSDB-SP) anun­ciou em sua conta no Twitter uma emenda parlamentar, no valor de R$ 1,4 milhão, soli­citada pela direção do HC de Ribeirão Preto, cidade em que obteve 1.895 votos na eleição de outubro de 2018.

Ex-ator de novelas e de fil­mes pornô, Frota diz que este­ve reunido com a direção do hospital no início de fevereiro. A quantia tem o objetivo de au­xiliar nos custos de exames de ortopedia infantil. De acordo com o gabinete de Frota, o ofício informando sobre o repasse já foi encaminhado para o gover­no paulista. Não há data para a liberação dos recursos.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Correios enfrentam paralisação nacional

Redação

HC utiliza robô em implante de prótese

Redação

Oftalmologistas alertam para uso de telas e a miopia em crianças

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade