Tribuna Ribeirão
Mundo

Casos de coronavírus evoluem fora da China

CHINA DAILY/REUTERS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, nas últimas 24 horas, a China registrou 125 diagnós­ticos de coronavírus, menor número de novas ocorrências desde 22 de janeiro, dos quais apenas oito foram fora da pro­víncia de Hubei, cuja capital é Wuhan, epicentro do surto.

“Número de casos de co­ronavírus na China continua a cair”, revelou o diretor-geral da entidade, Tedros Adha­nom Ghebreyesus, em entre­vista coletiva em Genebra, na Suíça, nesta segunda-feira, 2 de março. Segundo a organi­zação, desde o domingo (1º), houve nove vezes mais regis­tros da doença no resto do mundo do que em território chinês.

Até agora, além da China, 61 países tiveram 8.738 casos – metade das quais na Coreia do Sul –, com 127 mortes. “As epidemias na Coreia do Sul, Itália, Irã e Japão são nossas maiores preocupações”, dis­se Tredos. Mesmo assim, no geral, entre as 88.913 pessoas infectadas com o vírus, 90% estão no país asiático. Além disso, mais de 130 nações não registraram a enfermidade.

Por isso, a OMS ainda não classificou o surto como uma pandemia. “Não hesitaremos em chamar o coronavírus de pandemia se as evidências apontarem para isso”, garan­tiu o diretor-geral, acrescen­tando que a contenção é pos­sível em todos os países.

A Comissão Nacional de Saúde da China informou nesta segunda-feira que fo­ram confirmados 125 novos casos do novo coronavírus, menor número reportado nas últimas seis semanas. Também foram confirmadas outras 31 mortes, elevando o total para 2.943 num cenário de 80.151 casos, entre pacien­tes curados e aqueles que ain­da tem a doença.

Em comunicado, o órgão chinês afirmou, também, que há 587 casos suspeitos e que 47.204 pessoas já foram cura­das. O documento informou, ainda, que há dez casos da doença confirmados em Ma­cau, 41 em Taiwan, com uma morte, e 100 em Hong Kong, com dois óbitos.

Voos para Milão
A Latam Airlines Brasil anunciou a suspensão tem­porária, até 16 de abril, das operações entre São Paulo e Milão, na Lomarbida, região norte da Itália, por causa da propagação do coronavírus (Covid-19) e da baixa de­manda para o país europeu. A suspensão do voo partindo de Guarulhos começou nesta segunda-feira, 2 de março, enquanto o retorno de Milão será suspenso a partir da ter­ça-feira (3).

Aos clientes atingidos pela restrição a companhia oferece a remarcação da via­gem sem multa e opções de reembolso completo. Atual­mente, a empresa opera sete frequências semanais para a cidade italiana. Em nota, Jerome Cadier, CEO da La­tam, informa que a empresa continua observando o ce­nário desta contingência de saúde pública mundial, que está consciente do problema e “espera que a situação se normalize o mais brevemente possível”.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ladrões roubam quatro pinturas avaliadas em milhões de euros do Museu Renoir, na França

William Teodoro

Trump comenta economia e reitera que Irã nunca terá arma nuclear em evento do 11 de setembro

William Teodoro

Resgate no Nepal se concentra em trabalhadores presos em três túneis

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade