Tribuna Ribeirão
Saúde

Influenza – Vacinação volta a ser suspensa

ALFREDO RISK

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltou a suspen­der a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) para idosos a partir de 60 anos por­que não há mais doses dispo­níveis nos postos implantados em escolas e centros comuni­tários próximos às unidades de saúde de Ribeirão Preto.

Segundo balanço parcial da pasta, até esta terça-feira, 31 de março, foram, imunizadas 68.820 pessoas, cobertura de 88% do público-alvo, formado por 78 mil homens e mulheres com mais de 60 anos – a meta é atingir 70.200, ou 90% desta população.

A pasta informa que aguarda a Secretaria de Esta­do da Saúde enviar mais doses ao município para dar conti­nuidade à campanha. Esta é a segunda vez que a imunização é suspensa na cidade por falta de vacina. Ribeirão Preto conta com postos fixos – um na Es­planada do Theatro Pedro II, no Centro – e também sistema “drive thru”, no Estádio Santa Cruz, campo do Botafogo.

Segundo o Boletim Epide­miológico do Departamento de Vigilância em Saúde, Ri­beirão Preto já soma dois óbi­tos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) do ano – um dos pacientes contraiu o vírus da gripe A não sub­tipado e o outro o H3N2. Do total de pacientes internados com a síndrome até esta ter­ça-feira (31) em Ribeirão Pre­to, sete testaram positivo para covid-19, um para influenza H2N3 e um caso para vírus não identificado.

Neste ano, a pasta investiga 157 casos de doenças respira­tórias – cinco de janeiro, onze de fevereiro e 141 de março, e todos estão sendo testados também para o coronavírus (covid-19). Segundo dados da Divisão de Vigilância Epide­miológica (DVE) da SMS, Ri­beirão Preto fechou 2019 com 13 mortes por gripe. São sete óbitos por H1N1, quatro por H2N3 e dois não subtipados. Em 2018, durante quatro me­ses seguidos, a secretaria con­tabilizou 23 mortes por causa de alguma cepa da “gripe A” – a maioria por H1N1 e H3N2.

Em 2017 foram constatadas cinco mortes na cidade, mas em 2016 treze moradores faleceram, além de uma em 2015. Em pouco mais de cinco anos, Ribeirão Pre­to acumula 55 óbitos por “gripe A”, além de 309 casos confirma­dos. Em 2019, a cidade registrou 62 casos de influenza de 276.

Estado
Na área do Departamen­to Regional de Saúde (DR­S-XIII), a meta é imunizar 163.137 homens e mulheres com mais de 60 anos e 48.567 profissionais da área da saú­de – médicos, enfermeiros e atendentes. Em todo o Es­tado de São Paulo, o objeti­vo é atingir 15,4 milhões de pessoas (90% da população­-alvo). Na região, o Estado espera imunizar 509.252 pes­soas até o final da campanha, somando todos os públicos.

Postagens relacionadas

Universidades de Ribeirão Preto oferecem atendimento psicológico gratuito

William Teodoro

Vacina da Janssen recebe registro definitivo da Anvisa

William Teodoro

Vacinação contra a gripe – Campanha vai até esta sexta-feira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com