Tribuna Ribeirão
Artigos

Coronavírus – Parte VII: como reforçar as defesas do corpo (2)

Dando prosseguimento às recomendações científicas e médicas de como as pessoas podem (e devem), através de medidas simples e práticas, colocar em atividade para conseguir resultados extraordinários visando reforçar os mecanismos de defesa do corpo humano. E isso é de significativa importân­cia para que uma pessoa possa enfrentar as doenças em geral e às infecções, em particular as causadas por bactérias, fungos e principalmente as viroses entre elas a causada pelo coronavírus.

Nós já tivemos a oportunidade de comentar aqui mesmo nesse espaço, que a covid-19, que é a doença causada pelo coronavírus, acomete com muito mais gravidade as pessoas, sejam elas idosas ou não, mas portadoras de qualquer tipo de doença crônica. E isto se deve aos mecanismos de defesa enfraquecidos seja pela idade ou pela ação de qualquer doença crônica.

Portanto, se medidas forem tomadas no dia a dia pelas pessoas, é possível reforçar os nossos mecanismos de defesa, seja através de uma alimentação balanceada como já comentamos aqui em nossa coluna da semana passada, seja através de outras medidas que comentaremos a seguir, sempre através da formatação pedagógica de perguntas e respostas. Mas antes, vamos vislum­brar qual a situação do mundo e do Brasil nos últimos oito dias.

1) Nos últimos oito dias qual a situação do mundo em relação à ação do coronavírus?
Houve alguns fatos pontuais com melhora significativa tanto na redução do número de infectados como de óbitos principalmente na China e países vizinhos como Japão, Coréia do Sul e outros. Já no Irã, o número de contaminados e de óbitos ainda continua muito grande. Em países extremamente afetados, como Itália e Espanha, parece estar havendo uma diminuição, se bem que ainda peque­na, tanto de infectados como de óbitos. Já na vizinha França e também no Reino Unido, os dados divulgados pelas autoridades mostram um grande aumento.

Agora, um fato novo foi o aumento extremamente grande de infectados e de óbitos nos Estados Unidos, país que tem os melhores indicadores de saúde do mundo, mas infelizmente não estão conseguindo barrar esse crescimen­to. Já na América Latina e Caribe o crescimento está mais devagar, mas em alguns países como o Equador e Chile devido ao despreparo dos governos desses países o número de infectados e de óbitos está em franco crescimento.

2) E no Brasil?
É muito grave a situação do nosso país em relação ao coronavírus. Isto por que, nós temos um SUS (Sistema Único de Saúde) desestruturado e fragi­lizado pela falta de investimentos durante décadas e por estarmos completa­mente despreparados para enfrentar uma pandemia dessa magnitude. Isso fez com que não fossem feitos testes para se checar a existência da doença e os números divulgados pelo governo perderam a credibilidade e, o que existe de fato em nosso país, no momento, é que simplesmente não sabemos o número de infectados e o número de óbitos também em decorrência disso não merece crédito.

E a doença parece se alastrar de maneira surpreendente atingindo todo o interior do país das cidades médias para as pequenas, já com muitas delas registrando a presença da doença e o número de óbitos só aumentando. Por isso acredita-se que nos próximos meses a situação do Brasil vai piorar.

3) Além da alimentação balanceada (aquela em que todos os componen­tes aparecem na proporção certa), quais outras medidas podem ser tomadas pelas pessoas para reforçar o sistema de defesa do corpo humano?

Praticar qualquer tipo de atividade física, principalmente a caminhada diária, que é de grande importância para a pessoa ter uma vida saudável. Isto por que, o ser humano necessita se movimentar para que as articulações possam se tornar mais flexíveis evitando o endurecimento delas além de consumir energia e evitar a obesidade.

Além disso, melhora as funções pulmonar e cardíaca, incluindo a dimi­nuição das gorduras no sangue (colesterol e triglicéride), conhecidos fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares. E esses compo­nentes quando bem controlados são de grande importância para reforçar os mecanismos de defesa do nosso corpo (continua na próxima semana).

Postagens relacionadas

Quando os políticos passam da medida

William Teodoro

Regulamentação de reembolso de shows e pacotes turísticos

Redação 1

Investimento em segurança

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com