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Confira alguns serviços voltados para a população que sofreram alterações nesta quarentena

GOVERNO DE SÃO PAULO

João Camargo

Diante do decreto de calami­dade pública e isolamento social enfrentado por todo o mundo, por conta da covid-19, alguns ser­viços voltados para a população sofreram mudanças e adequações. Pensando nisso, o Jornal Tribuna entrou em contato com alguns desses serviços e destacou quais foram as alterações no funciona­mento de cada um. Confira:

Detran
Com os atendimentos presenciais suspensos até o dia 31 de maio por conta do coronavírus, o Detran está realizando serviços on-line pelo site (www.detran.sp.gov.br). Além disso, informa-se que a partir deste mês de maio, o licenciamento é totalmente digital no Estado de São Paulo.

Pelo site, o cidadão pode realizar mais de 40 serviços de trânsito on-li­ne, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (emissão de certidão de pontos, de histórico da CNH, solicitação de 2ª via e CNH definitiva), veículos (licenciamento, certidão negativa e positiva de propriedade, consulta de endereço cadastrado, pesquisa de débi­tos e restrições com dados de vistoria como quilometragem e fotos), infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros.

Outra opção é utilizar os serviços pelos aplicativos gratuitos, que estão disponíveis para tablets e smarthphones. Neles, é possível solicitar 2ª via da CNH, acompanhar a emissão do documento, indicar real condutor de multas Detran, consultar multas detalhadas do próprio veículo, trei­nar para a prova teórica, além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Poupatempo
Atendendo ao decreto estadu­al que reconhece situação de calamidade pública, as unidades do Poupatempo em todo o Es­tado foram fechadas no final de março, como parte das ações de enfrentamento à covid-19.

Poupatempo: de acordo com o Poupatempo, os cidadãos possuem acesso aos serviços públicos por meio do portal e aplicativo

Por conta disso, os cidadãos possuem acesso aos serviços públicos por meio do portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital, sem sair de casa, além de contarem com o atendimento personalizado realizado pela equipe do Fale Conosco, que pode ser acessada on-line ou pelo número 0300 847 1998 (para liga­ções feitar por telefones fixos do interior e litoral) ou 11 4135-9700 (para ligações de celulares de todas as cidades do Estado).

De acordo com o Poupatempo, a versão digital facilita a vida do usuário ao reunir serviços de outros órgãos, sem precisar buscar outros canais.

“Intuitivo e fácil de usar, o Poupatempo Digital é o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, autenticador desenvolvido pela Prodesp para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para aces­sar serviços do Estado. Ou seja, quem já tem cadastro no portal do Poupatempo, pode usar o mesmo login e senha para entrar no app. Para baixar, é só entrar na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por ‘Poupatempo Digital’”, informou o serviço por meio de nota.

Pelo aplicativo, o cidadão ainda encontra outras 23 opções ex­clusivas, como a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e situação da qualidade do ar, por exemplo.

Além disso, ressalta-se que, quem preferir, também pode usar os 40 serviços que estão no portal, como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

CPFL
Por se tratar de prestadoras de serviços essenciais à população, as distribuidoras do grupo CPFL Energia mantiveram suas opera­ções normalmente após aplicação de novas medidas de seguran­ça e cuidados especiais.

CPFL: com o fechamento das agências de atendimento presencial, a empresa vem priorizando os canais digitais

Foram feitas mudanças nas escalas de trabalho dos colabora­dores de campo, inclusive com adequação de prédios que não estavam sendo utilizados para alojar as equipes de campo possi­bilitando assim maior separação do plantel técnico, para diminuir a aglomeração nas trocas de turno, por exemplo, em casos de trabalho presencial. Já para os colaboradores que desenvolvem atividades administrativas, a CPFL realizou adequação em suas plataformas de TI e implementamos o home office.

Com o fechamento das agências de atendimento presencial, a empresa vem priorizando o atendimento de todos os serviços ao cliente por meio de seus canais digitais: o app para smartphones “CPFL Energia”, o site www.cpfl.com.br e o telefone 0800 010 1010. Mais de 30 tipos de serviços podem ser solicitados por meio desses canais, sem a necessidade de o cliente sair de casa.

Além disso, desde o dia 12 de maio, todos os clientes da CPFL Paulista podem acessar app da companhia sem gastar seu pacote de dados. O benefício, válido para todas as operadoras de telefonia Claro, Vivo, Oi e Tim, tem como objeti­vo facilitar o uso da tecnologia pelos clientes principal­mente durante esse momento de isolamento social.

A CPFL disponibilizou também facilidades de paga­mento para contribuir com o cliente neste período, tais como pagamento da conta via cartão de crédito, parcelamento das contas em atraso, além de oferecer a opção de pagamento em domicílio via cartão de débito em algumas cidades da área de concessão. A CPFL também aplicou todas as medidas previstas pela Aneel, tais como suspensão dos cortes e desconto aos clientes da Tarifa Social.

Transporte público
Por conta da situação enfrentada, a assessoria da Consórcio PróUrbano em Ribeirão Preto informou que o funcionamento do transporte coletivo continua na cidade, porém, a operação está com horários reduzidos, mas sem prejuízo para a população.

PróUrbano: o Consórcio relatou que houve uma queda no número de passageiros de quase 70%

O Consórcio relatou também que houve uma queda no número de passageiros de quase 70%, sendo que a redução da operação foi de, somente, 30%. Diante disso, o serviço do PróUrbano foi drasticamente afetado pela covid-19.

Para aqueles que precisam entrar em contato com o PróUrbano ou conferir algum itinerário, o usuário pode acessar o site www.ritmoribeirao. com.br ou ligar no número 0800 77 10 118.

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