Tribuna Ribeirão
Cultura

Escritor vai bater papo com o público

DIVULGAÇÃO/FEIRA DO LIVRO

Após mais de três meses de isolamento e distanciamento social no país, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta um balanço da “40tena Cultural”, projeto que a instituição lançou para não interromper suas ativida­des permanentes e garantir a comunicação com seu públi­co. Integralmente transmitido pela internet e pelas redes so­ciais, já realizou 35 atividades e impactou quase 13 mil pesso­as, através das redes sociais.

Enquanto as atividades permanentes não podem acontecer, de forma presen­cial, o projeto tem levado arte, cultura, informação e entre­tenimento para o público da instituição. A programação da “40tena Cultural” da semana trará, nesta sexta-feira, 26 de junho, às 19 horas, na página da fundação no Instagram, um bate-papo com o escritor Ig­nácio de Loyola Brandão. Ele é sempre um dos nomes mais esperados da Feira Interna­cional do Livro (FIL) e vai fa­lar sobre o tema “Leitura para além do enredo: literatura para decifrar o mundo”.

Loyola tem produção ativa em sua coluna no jornal O Esta­do de São Paulo e em outros es­paços da mídia brasileira como fonte referência da literatura na­cional e é uma voz importante para esse momento da quaren­tena. Já esteve oito vezes na Feira do Livro e é um dos escritores que mais incentiva o evento lite­rário. No ano passado, ele visitou Ribeirão Preto e foi o escritor homenageado pela festa literá­ria, além de ser o protagonista do projeto Recortando Palavras, se encontrando com milhares de estudantes e o público em geral, nas atividades realizadas.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em 1936, em Araraqua­ra, no interior de São Paulo. O escritor e jornalista já publi­cou 45 livros entre romances, contos, crônicas, biografias, viagens e infantis, muitos deles com traduções para o inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano. São destaques em sua produção li­vros como “Zero”, “Não Verás País Nenhum” e “Os Olhos Ce­gos dos Cavalos Loucos”.

Seu romance mais recente, “Desta terra nada vaio sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela”, teve a primeira edição es­gotada no primeiro mês de sua publicação, em outubro de 2018. Entre seus inúmeros prêmios, ganhou o “Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Le­tras, em 2016, além de seis Jabu­tis. Desde março do ano passa­do, o escritor foi eleito imortal, por unanimidade, à Academia Brasileira de Letras e passou a ocupar Cadeira 11.

O bate-papo será mediado por Laura Abbad, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Para encerrar a sema­na, no sábado (27), acontece mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com a atriz Miriam Fontana. A atividade é gratuita e aberta ao público e será realizada pela plataforma Zoom, a partir das dez horas. Para participar, basta acessar o link disponível no site da Fun­dação ou na bio do Instagram.

Postagens relacionadas

Preta Gil explica afastamento das redes em meio a tratamento: ‘Me cuidar cada vez mais’

William Teodoro

Fernanda Torres vence prêmio de melhor atriz do Satellite Awards

William Teodoro

Guilherme Arantes promete live ‘com as maiores canções de todos os tempos’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com