Tribuna Ribeirão
Cultura

‘40tena Cultural’ – Projeto debate o mercado editorial

A programação da última semana de janeiro da “40tena Cultural” – projeto criado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – traz um encontro com Adriano Fro­mer, CEO da Editora Aleph, para uma abordagem sobre o mercado editorial e a história de sucesso da empresa, conhe­cida como uma das maiores do país no setor.

Adriano Fromer
O bate-papo “Uma velha utopia: Editora Aleph”, com Adriano Fromer, acontece nesta quarta-feira, 27 de ja­neiro, às 20 horas. Mediado por Daniel Lameira, a ativi­dade irá abordar a história da Editora Aleph, o atual mo­mento das editoras e ainda uma retrospectiva de como foi a década de 90.

“Somos uma empresa de livros sobre ficção científica. Sempre imaginávamos essa utopia. Mas hoje está mais para distopia do que utopia”, brinca Adriano Fromer fazen­do referência ao autor de ficção científica, William Gibson: “O futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído”. Segundo ele, o autor quis dizer que hoje estamos vivendo a ficção científica de 30, 40 ou 50 anos atrás.

Daniel Lameira
Adriano Fromer destaca que foi preciso cerca de 18 anos para as pessoas compreende­rem o momento das editoras. Para ele, o momento da pan­demia foi um dos principais picos de venda das obras de ficção, com livros “antigos” sendo distribuídos após muito tempo de lançamento.

Sobre o futuro, ele revela que a tecnologia não deve ter influenciado o aumento de vendas.b“Não garanto 100% que as novas tecnologias ele­varam as vendas das obras pre­sentes no catálogo. Mas sim a leitura e o acesso dela cresceu”, destaca Adriano. O encon­tro acontece no no Instagram da Fundação (@fundacaoli­vrorp), YouTube (FeiraDo­LivroRibeirao) e plataforma (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/).
Clube do Livro
Na edição de sábado (23), o Tribuna publicou que o Clube do Livro, projeto da Fundação do Livro e Leitu­ra de Ribeirão Preto, estava abrindo o calendário de 2021 naquele dia, mas será neste sábado, 30 de janeiro, das 16 às 18 horas. Sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pe­drão, os encontros deste ano vão continuar acontecendo mensalmente e a lista das obras escolhidas é diversa em temas e autores. O primeiro encontro ainda será online.

O debate será pela plata­forma Zoom com transmis­são para o YouTube e site oficial da instituição www. fundacaodolivroeleiturarp. com. A obra escolhida para o retorno das atividades do grupo é “A Elegância do Ou­riço”, da romancista e filósofa Muriel Barbery. A participa­ção é gratuita e qualquer inte­ressado em literatura ou nas obras pode participar.

Os livros selecionados para 2021 trazem escritores de dife­rentes regiões do globo: Muriel Barbery (francesa), Dino Buz­zati (italiano), Olga Tokarczuk (polonesa), Romain Gary (francês), Itamar Vieira Junior (brasileiro), Elena Ferrante (italiana), Daniel Keyes (esta­dunidense) e Lygia Fagundes Telles (brasileira).

Também estão na lista de 2021 Albert Camus (franco­-argelino), Toni Morrison (es­tadunidense), Mario Benedetti (uruguaio) e Italo Calvino (ita­liano). A mediadora dos en­contros explica que, tal como as nacionalidades, as temáti­cas de cada livro são distintas: “Às vezes alguma acaba se re­petindo, porque na literatura há alguns temas que são mais recorrentes. Mas no geral são universos diferentes”, diz.

Postagens relacionadas

Projeto social de Ribeirão Preto abre inscrições para 2023 em curso que direciona ao mercado de trabalho

William Teodoro

Municipal recebe festival de dança

Redação 1

Minaz estreia musical inédito

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com