Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP adia primeira dose em grávidas

TÂNIA RÊGO/AG.BR.

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira, 11 de maio, a suspensão temporária do agendamento para aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos.

A decisão segue orientação da Agência Nacional de Vigi­lância Sanitária (Anvisa), que recomendou a suspensão ime­diata do uso da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica britânica (Oxford/AstraZene­ca) para gestantes.

No Brasil, o imunizan­te está sendo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência Ed divulgada na ma­nhã desta terça-feira. Segundo a Secretaria da Saúde de Ribei­rão Preto, o agendamento para este grupo teria início na ma­nhã de ontem.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja se­guida pelo Programa Nacio­nal de Imunização (PNI). A decisão é resultado do moni­toramento de eventos adver­sos feito de forma constante sobre as vacinas contra a co­vid-19 em uso no país.

“O uso off label de vaci­nas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação indi­vidual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a pa­ciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZe­neca não recomenda o uso da vacina sem orientação médi­ca”, ressalta a Anvisa.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbida­des. A morte de uma paciente de 35 anos no Rio de Janeiro levou à suspensão. Agora, só podem ser aplicadas nas grá­vidas a Coronavac e a Pfizer. Esta etapa de imunização pre­via a imunização de gestantes e puérperas que deveriam com­provar por meio de atestado médico se tem alguma das 22 comorbidades listadas.

Postagens relacionadas

Norma paulista permite alteração de nome direto em Cartório aos 18 anos

William Teodoro

Área na zona oeste de RP vira lixão

Redação 2

Salário mínimo passa a valer R$ 1,1 mil

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com