Tribuna Ribeirão
Esportes

Clube do Livro debate obra de Itamar Vieira Jr.

NARA GENTIL

A atração deste mês do Clu­be do Livro – projeto da Fun­dação do Livro e Leitura de Ri­beirão Preto, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão – será a obra “Torto arado”, do romancista baiano Itamar Vieira Junior. O debate será neste sá­bado, 29 de maio, sábado, às 16 horas. A atividade será transmi­tida pela plataforma de reuniões Zoom e replicada na plataforma e Youtube da fundação.

“Torto Arado” foi escrito em 2019. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, mar­cadas por um acidente de infân­cia, e que vivem em condições de trabalho escravo contempo­râneo em uma fazenda no ser­tão da Chapada Diamantina.

O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela edi­tora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. No Brasil, é publicado pela editora Todavia. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competi­ções como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020.

Segundo Gabriela Pedrão, o livro nasceu sendo um “clássico”, apesar de sido lançado em 2019. “Ficamos curiosos e decidimos trazê-lo para o encontro desse ano, por ser de um escritor jo­vem e da literatura brasileira. Espero que consigamos falar sobre nossa cultura, por retratar a nossa realidade”, comenta a bi­bliotecária.

Nas profundezas do ser­tão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma ve­lha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas esta­rão ligadas – a ponto de uma precisar ser a voz da outra.

Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e re­denção. Em abril, o Clube do Livro discutiu a obra “A vida pela frente”, do roman­cista francês Romain Gary (1914-1980).

Em março, o Clube do Li­vro discutiu “Sobre os ossos dos mortos”, da escritora po­lonesa Olga Tokarczuk, ven­cedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2019.

Em fevereiro, teve como tema central a obra “O De­serto dos Tártaros”, do italia­no Dino Buzzati (1906-1972). Em janeiro, o livro escolhido foi “A Elegância do Ouriço”, da romancista e filósofa fran­cesa Muriel Barbery.

O projeto vai até dezem­bro. O debate será transmiti­do na plataforma de reuniões Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83403255160), com link disponível também na BIO do Instagram da Fundação do Li­vro e Leitura de Ribeirão Preto. Com transmissão ao vivo tam­bém pela plataforma digital da instituição (www.fundacaodo­livroeleiturarp.com) e Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).

Postagens relacionadas

Camacho diz se ‘sentir em casa’ no Santos ao explicar euforia em comemoração

William Teodoro

Treinando em casa, Gut aprova isolamento, mas ressalta chance de ‘caos social’

Redação 1

Botafogo elimina o Londrina nos pênaltis e avança na Copa São Paulo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com