Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Pedro II fica rosa contra o câncer

GUILHERME SIRCILI

Quem passar pelo Quar­teirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, até quinta-feira, 7 de outubro, verá a fachada do Theatro Pe­dro II iluminada de cor-de-ro­sa. A iniciativa tem o objetivo de apoiar a campanha Outu­bro Rosa, para conscientizar e alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

“É um tema que merece destaque e iluminar o Thea­tro Pedro II ajudará a reforçar a importância dos cuidados com a saúde da mulher”, expli­ca Nicanor Lopes, presidente da Fundação Dom Pedro II. A campanha foi criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em uma movimentação interna­cional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Cerca de 13% dos casos de câncer de mama em mulheres com mais de 30 anos pode­riam ser prevenidos por meio de atividade física, aleitamento materno, pela não exposição ao consumo de álcool e pelo não excesso de peso, revelou pesquisa divulgada nesta sex­ta-feira (1º), na internet, pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Sil­va (Inca), durante cerimônia de lançamento da campanha Outubro Rosa, pelo Ministé­rio da Saúde.

“Os resultados mostraram que pelo menos R$ 102 mi­lhões gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) poderiam ter sido evitados pela não expo­sição aos fatores de risco. Os resultados em conjunto desta­cam o impacto desses fatores, não só sobre o número de ca­sos, mas sobre os gastos fede­rais do SUS com o tratamento do câncer de mama, disse a nutricionista Maria Eduarda Melo, chefe da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Ativi­dade Física e Câncer do Inca.

No ano passado, mais de 2,3 milhões de mulheres em todo o mundo tiveram câncer de mama, o tipo que mais acome­te a população feminina e mais mata. Ele representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neo­plasias diagnosticadas, segundo o Inca. No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos tiveram relação direta com os fatores comporta­mentais citados.

Em 2018, o estudo mostrou que o gasto com tratamento da doença no SUS ultrapas­sou R$ 813 milhões, dos quais os quatro principais fatores de risco representaram 12,6% de todo o custo, ou o equivalen­te a R$102,5 milhões. A ina­tividade física correspondeu à maior fração do valor total (4,6%), seguida pelo não alei­tamento materno (4,4%), ex­cesso de peso (2,5%) e consu­mo de bebida alcoólica (1,8%).

A prevenção do câncer de mama, de acordo com o instituto, passa pela alimen­tação, que deve ser à base de alimentos in natura. “Estamos falando de frutas, legumes e verduras, arroz, feijão, semen­tes. Isso deve compor a base da nossa alimentação e devemos evitar alimentos ultraprocessa­dos, ou seja, aqueles alimentos prontos para aquecer e prontos para consumir, além de evitar o consumo de álcool.

Seguindo as recomendações, fica mais fácil manter um peso saudável”. As mulheres devem também manter-se fisicamente ativas, como parte da rotina di­ária, considerando a atividade física como lazer e qualidade de vida. A nutricionista ressaltou, no entanto, a importância de ações e políticas que fortale­çam a adoção e o acesso a prá­ticas mais saudáveis.

Mortalidade
Em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama. O Inca estima que até 2030 haverá estabilidade das taxas de mortalidade para mu­lheres na faixa etária entre 30 e 69 anos, mas a projeção ainda está bem distante da meta de 30% de redução estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentá­vel preveem, até 2030, reduzir em um terço as mortes pre­maturas por doenças crônicas não transmissíveis, entre elas, o câncer.

Postagens relacionadas

Polícia Civil prende homem com 81 porções de maconha em Ribeirão Preto

William Teodoro

Ribeirão Rodeo Music convida público para ação solidária

William Teodoro

‘Projeto do Uber’ pode trancar pauta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com