Tribuna Ribeirão
Cultura

Viagem a Portugal é tema de filme

FOTO: ALBERTO ARAÚJO

A Biblioteca Padre Euclides reinicia suas atividades presen­ciais e traz o lançamento do fil­me “Volta à casa paterna”, nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 20 horas. Será a única exibição na ci­dade e contará com o lançamen­to do livro homônimo, que traz o making off e outras curiosidades sobre as gravações.

Inteiramente captado pela câmera de um aparelho celular iPhone 11 Pro, o filme foi rodado em três semanas, em novembro de 2019, quando o embaixador Lauro Moreira e o jornalista e ci­neasta Alberto Araújo percorre­ram 15 localidades em diferentes regiões de Portugal. Os poemas escritos anteriormente por Al­berto Araújo serviram de base para o roteiro.

A película apresenta a volta a um passado que segue vivo e fortemente presente na memó­ria afetiva de cada brasileiro. Para seus realizadores, “Volta à casa paterna” é de certo modo um ro­ad-movie, “um filme de estrada e, ao mesmo tempo, um ensaio poético, que percorre e evoca os caminhos da história, da geo­grafia, de sítios e monumentos nacionais, enfim, do riquíssimo patrimônio cultural da terra de nossos antepassados.

Decorridos 500 anos da che­gada das caravelas de Cabral, a alma brasileira cruza o Atlântico em um pássaro-caravela, visita o berço do seu berço e expressa sua emoção em imagens e versos de tocante beleza”. O filme foi fina­lizado pela produtora Fata Mor­gana, de Alberto Araújo, com narração dos poemas por Lauro Moreira; edição de Alberto Araú­jo, com finalização de Rodrigo Martins, arte final de Júlio Kinan e trilha sonora de Jodson Sousa.

Curiosidades – Um filme rodado com o menor número de pessoas na equipe: Alberto Araújo, nas funções de roteiris­ta, produtor, fotógrafo e editor, e Lauro Moreira, como copro­dutor, narrador e único ator. As fotos realizadas durante a viagem foram adicionadas aos poemas, compondo o livro “Volta à Casa Paterna”, lançado no Brasil e em Portugal pela editora Chiado. O trailer pode ser visto neste link: https://bit.ly/VoltaACasaPaterna.

Lauro Moreira
Assumiu postos diplomáti­cos em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa. Gravou vários CDs e DVDs em que interpreta po­emas de escritores e poetas de língua portuguesa, tem expressi­va atuação no universo cultural, participou como ator no longa­-metragem de Alberto Araújo “Vazio coração”, com Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Men­des, foi o criador e diretor do Grupo Solo Brasil, criado em 1999, que apresentou em 20 pa­íses o espetáculo “Uma viagem através da música do Brasil”.

Em 2009, recebeu em Por­tugal o título de Personalidade Lusófona do Ano. Coroando sua carreira a serviço da diplo­macia brasileira, no posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Lín­gua Portuguesa (CPLP), recebeu em 2011, da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido com o Prê­mio José Aparecido de Oliveira, a mais alta distinção da CPLP, pelos serviços prestados à causa da lusofonia.

Alberto Araújo
É mineiro de Coromandel. Nos anos 1980 conquistou prêmios em festivais unindo poesia com imagem em produções de vídeo. Nos anos 1990, em Goiânia, pro­duziu e apresentou programas de turismo para TV Anhanguera, afi­liada Rede Globo (Goiás Adentro e Cartão Postal). Em 2004, recebeu da Universidade Católica de Goiás o Diploma de Mérito “pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás”.

Em 2009, lançou o livro “Alma Transgênica”. Mais tarde, lançou “Alma Lusitana”. Em 2013, escreveu e dirigiu o longa-me­tragem “Vazio coração”, melhor filme e melhor ator para Murilo Rosa, no Festival de Cinema de Natal (RN). Em 2017, lançou o romance “O intervalo do vagalu­me”, disponível na Amazon.

No mesmo ano, criou e pro­duziu a página “Meu olhar”, um semanário de viagens publicado no Facebook. Em 2018, rece­beu em Lisboa o Prêmio Gala da Lusofonia na área de cinema. Em 2019, escreveu e dirigiu o filme Volta à Casa Paterna. Em 2020, lançou no YouTube o canal Destino Futebol Clube. Alber­to Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia (GO).

Postagens relacionadas

Ribeirão Rodeo Music realiza ação social em prol do Lar Padre Euclides

William Teodoro

Um show para os fãs do Queen

Redação 1

Miguel e Alice são os nomes da década

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com