Tribuna Ribeirão
Geral

Moro aciona STF contra depoimento de Bolsonaro

FÁBIO POZZEBOM/AG.BR.

Pivô do inquérito que in­vestiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Fe­deral, o ex-ministro da Jus­tiça Sergio Moro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o depoimento do chefe do Executivo. Ele pede ao ministro Alexandre de Moraes, relator da inves­tigação, que cobre parecer da Procuradoria-Geral da Repú­blica (PGR) sobre a oitiva.

O principal ponto ques­tionado por Moro é que o interrogatório foi feito pela Polícia Federal sem a partici­pação de seus advogados e da PGR. A defesa do ex-minis­tro diz que faltou isonomia no tratamento dispensado ao presidente. “Esperavam os signatários da presente serem comunicados da data de oiti­va do segundo investigado”, diz a defesa.

“E assim também o fosse a própria PGR – mantendo-se o mesmo procedimento ado­tado quando do depoimento prestado pelo ex-ministro Sér­gio Fernando Moro, em home­nagem à isonomia processual. Nada obstante, o depoimento do Sr. Presidente da Repúbli­ca foi colhido em audiência reservada, presidida pela au­toridade policial em período noturno, sem participação desta Defesa e da Procuradoria Geral da República”, dizem os advogados ao STF.

Em depoimento, Bolsona­ro admitiu que pediu trocas na diretoria-geral e nas supe­rintendências da Polícia Fe­deral e disse que o ex-minis­tro da Justiça condicionou as substituições a uma vaga no STF. Interlocutores de Moro disseram que as per­guntas foram selecionadas para ‘blindar’ o presidente.

A defesa chegou a prepa­rar uma lista de questiona­mentos, mas não foi comuni­cada da data da oitiva, o que impediu o comparecimento no Palácio do Planalto na última quinta-feira, 4 de no­vembro, quando Bolsonaro foi ouvido. Interrogado pela Polícia Federal em maio do ano passado, Moro afirmou que a troca na diretoria-geral teria sido solicitada por Bol­sonaro porque o presidente ‘precisava de pessoas de sua confiança, para que pudesse interagir, telefonar e obter re­latórios de inteligência’.

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com