Tribuna Ribeirão
Política

Lula venceria no primeiro turno se eleição fosse hoje

Bolsonarismo e Lulismo em lados opostos até na religião

Luiz Inácio Lula da Silva tem 48% das intenções de voto para presidente da República, segundo pesquisa do institu­to Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgada nesta terça-feira, 14 de dezembro, 27 pontos percen­tuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 21%, aponta pesquisa.

O levantamento, divulgado pelo G1 e pela GloboNews, apon­ta que Lula tem mais votos que todos os outros candidatos so­mados, o que poderia lhe garan­tir a vitória em primeiro turno se as eleições de 2022 fossem hoje. No primeiro cenário, os dois candidatos são seguidos por Ser­gio Moro (Podemos), com 6%.

Depois aparecem Ciro Go­mes (PDT), com 5%; André Ja­nones (Avante), 2%; João Doria (PSDB), 2%; e Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35) e Simone Te­bet, ambos com 1%. Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávi­la (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) tiveram 0%.

Brancos e nulos somaram 9% e 5% não souberam indicar um nome ou não responderam. No segundo cenário, com me­nos nomes, Lula atingiu 49%, Bolsonaro 22%, Moro 8%, Ciro 5% e Doria 3%. Brancos e nulos somaram 9% e 3% não soube­ram indicar um nome ou não responderam nessa avaliação.

A parcela da população que considera o governo Bolsona­ro ruim ou péssimo atingiu 55% e bateu recorde desde o início da gestão. O percentual de pessoas que consideram a administração ótima ou boa é de 19%; regular, 25%; não sabe/não respondeu, 1%.

Na pesquisa anterior, rea­lizada em setembro, a parcela de ruim/péssimo foi de 53%. O percentual de ótimo/bom atingiu 22%; o de regular, 23%; e o de não sabem/não respon­deram, 1%. O Ipec também fez a seguinte pergunta aos entre­vistados: “E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?”.

Entre os participantes do levantamento, 68% respon­deram desaprovar a forma do presidente de gerir o país, en­quanto 27% disseram aprovar. Outros 4% afirmaram não sa­ber ou preferiram não respon­der. O levantamento do Ipec, instituto criado por ex-direto­res do Ibope, foi feito entre 9 e 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.

VEJA TAMBÉM

STF julga no dia 25 os ‘penduricalhos’

Pedro Ferro

Silva ‘ganha’ menos que 70 servidores

Pedro Ferro

Câmara de Brodowski instala CPI para apurar investimentos do Sisprev no Banco Master

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com