Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Policiais civis já podem fazer ‘bico’

DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de qualificar as ações de segurança pública em 645 cidades paulistas, os pro­fissionais da Polícia Civil de São Paulo receberam autorização do governo do Estado para desem­penhar a chamada “atividade delegada”, que permite a agentes voluntários reforçarem o poli­ciamento durante suas folgas.

O governador João Doria (PSDB) sancionou, nesta quin­ta-feira, 13 de janeiro, lei com­plementar que altera a de nú­mero 10.291/68 sobre o Regime Especial de Trabalho Policial, autorizando a gestão associada de serviços públicos entre go­vernos estadual e municipais. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Delega­do Olim (PP).

O município interessado em incluir o trabalho dos policiais civis nas ações de segurança pública em áreas de interesse da sociedade poderá firmar um convênio com o Estado. Ante­riormente, o serviço era permi­tido apenas a policiais militares. A atuação dos policiais civis na “atividade delegada” será regu­lamentada com publicação no Diário Oficial do Estado.

Antes, a lei permitia somente aos policiais militares trabalha­rem em seus dias de folga, far­dados, com viaturas e acessórios que utilizam em suas funções diárias, nas áreas de interesse da sociedade. Desde 29 de junho de 2018 a prefeitura de Ribeirão Preto aderiu ao projeto.

O convênio foi assinado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o então secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e previa um teto de 30 policias militares na ativi­dade delegada, mas, na época, apenas doze foram contratados.

Questionada pelo Tribuna sobre quantos policiais militares trabalham atualmente e se existe interesse do município em as­sinar convênio para incluir os policias civis na “atividade de­legada”, a prefeitura de Ribei­rão Preto não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Os policiais militares “con­tratados” pela prefeitura que exercem a “atividade delegada” atuam principalmente na re­gião Central da cidade. O re­forço do policiamento é maior em dezembro, quando o mo­vimento no calçadão aumenta por causa do horário especial do comércio (lojas até as 22 horas), das vendas de Natal e do pagamento do 13º salário.

No dia 6 de janeiro, Doria nomeou 389 candidatos apro­vados em concursos públicos da Polícia Civil. O ato foi pu­blicado no caderno Executivo II do Diário Oficial do Estado. Os candidatos serão empos­sados até o final do mês para iniciarem o curso de formação.

Foram nomeados 66 delega­dos, 84 investigadores, 48 agen­tes de telecomunicações, 36 au­xiliares de papiloscopistas, 143 agentes policiais e doze papilos­copistas. Os cursos de formação são realizados na Academia de Polícia Doutor Coriolano No­gueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses.

A previsão é que os no­vos profissionais iniciem suas atividades ainda no segundo semestre deste ano de 2022. Desde o início da atual gestão, 12.815 policiais, sendo 2.259 civis, já passaram pelos cursos de formação e estão atuando em todo o estado.

Além deles, outros 64 pro­fissionais da corporação estão em formação para os cargos de investigadores, delegados, pa­piloscopistas, auxiliares de pa­piloscopistas, agentes policiais e agentes de telecomunicações. Também estão em andamento os preparativos para o lança­mento de um novo concurso público que permitirá a con­tratação de 2.750 policiais ci­vis, além de 189 médicos le­gistas que serão destinados à Polícia Técnico-Científica.

A nomeação de policiais é uma reivindicação constante do Sindicado dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp). A entidade afirma que o setor enfrenta di­ficuldades com a falta de recursos humanos, equipamentos e con­dições adequadas de trabalho. Diz ainda que os convocados representam somente 2,5% do déficit total da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que seria de 15.291 mil profissionais.

Postagens relacionadas

Obra em praça de pedágio gera interdições no trânsito da Rodovia Cândido Portinari

William Teodoro

Refinaciamento de dívidas do Fies começa hoje com descontos até 92%

William Teodoro

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com