Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Inscrições para Olimpíada de Astronomia e Astronáutica estão abertas

Divulgação

Escolas do ensino público e particular de todo o Brasil podem se inscrever para a 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

De acordo com a Agência Brasil, a competição é aberta a alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional e no exterior. As instituições de ensino podem se cadastrar no site da OBA até o dia 1º de maio.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Imagem: Ljupco Smokovski – Shutterstock

Pelas normas, somente as escolas podem inscrever seus alunos, no entanto, caso a instituição onde o aluno estuda não esteja cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola de sua região para fazer sua inscrição.

Neste ano, a OBA volta a ser realizada somente na forma presencial e em fase única, cuja prova está marcada para o dia 20 de maio.

Ao longo de 25 anos de história, a OBA já superou a marca de 11 milhões de participantes. A cada ano, são distribuídas cerca de 50 mil medalhas. O evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (Unip).

Como funciona a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica 

A olimpíada é dividida em quatro níveis: os três primeiros destinados a alunos do ensino fundamental, e o quarto para os estudantes do ensino médio. Eles fazem uma prova composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. Conforme a pontuação obtida por cada nível, são distribuídas medalhas.

Aqueles que melhor se classificarem na OBA participarão de um processo seletivo para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2023.

Alunos e professores podem se preparar para a prova usando o aplicativo “Simulado OBA”, disponível para smartphones, tablets e computadores.

Os participantes concorrem ainda a vagas para a Jornada Espacial, um ciclo de palestras feitas por especialistas que acontece em São José dos Campos (SP), com material de apoio incluso.

João Batista Canalle, coordenador do evento, afirma que o objetivo do torneio é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins. “Além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais”, destacou.

Os alunos e os professores podem se preparar para a prova usando o aplicativo “Simulado OBA”, disponível para smartphones, tablets e computadores, e pelo site da olimpíada, que apresenta vídeos explicativos, além de fornecer provas e gabaritos das edições anteriores. Também é possível conferir conteúdos no canal da olimpíada no You Tube.

Via Olhardigital

Postagens relacionadas

Hepatites virais causam mais de mil mortes em 2024 no Brasil

William Teodoro

Rússia planeja se desconectar da Internet

Redação 1

5G deve ter impacto na redução no consumo de energia elétrica no Brasil, afirma especialista do IEEE

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com