Tribuna Ribeirão
Cultura

Eduardo Machado promove 2ª oficina

DIVULGAÇÃO/SESC

O projeto “O contrabai­xo na MPB”, do renomado contrabaixista e professor de música Eduardo Machado, continua neste mês de mar­ço. Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, no canal do músico no YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass), a oficina “Técnicas do con­trabaixo na música brasileira” apresenta os grandes mestres deste instrumento, com par­ticipação especial de Sizão Machado, que já atuou ao lado de Elis Regina, Djavan, Ivan Lins, Belchior, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gal Costa, entre outros.

“O mestre Sizão Machado é um dos baixistas mais im­portantes da história da músi­ca brasileira. Ele desenvolveu uma maneira muito particular de condução do contrabaixo, que influenciou gerações de músicos. Essa identidade mu­sical, ou seja, você ouvir uma música e reconhecer quem está tocando, é a coisa mais difícil de se alcançar. São raros os músicos que conseguem desenvolver sua ‘assinatura’”, ressalta Eduardo Machado.

O avô de Sizão, Juca Barre­to, que o incentivou a estudar música, a tocar um instru­mento, nasceu e morou em Franca. Na oficina, além de ver o músico em ação, os par­ticipantes terão a oportunida­de de conhecer e entender as técnicas mais usadas na exe­cução do contrabaixo acústico e do baixo elétrico, sempre no universo da música brasileira.

“Vamos mostrar a função e o papel que o baixo exerce nessa ‘engrenagem’ que é uma banda ou um grupo musical, as diferentes abordagens e caminhos que os estudantes de música e músicos podem seguir”, explica Eduardo. Com apoio do Bolsa Cultura da Fundação para o Esporte, Arte e Cultura (Feac) da pre­feitura de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” aconte­ce até abril e contempla qua­tro oficinas gratuitas, sendo encerrado com um show solo de música instrumental.

A primeira oficina, que já está disponível no link (https://www.youtube.com/watch?v=e0EYc4vN61E), abordou a “História do con­trabaixo brasileiro”, desde a década de 1930 até os dias atuais, suas influências e con­tribuições para a evolução dos ritmos brasileiros como o ma­xixe, chorinho, frevo, ciranda, quadrilha, marchinhas de car­naval até os sambas e baião.

O músico
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabai­xo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é forma­do no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instru­mento destreza e versatilida­de, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor.

Sua discografia é com­posta por nove CDs e dois DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diver­sos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no con­curso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).

Já participou de shows e gravações com grandes no­mes da música brasileira e internacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes e Dinho Ouro Preto.

Também tocou com Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Bi­glione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.

Postagens relacionadas

Prêmio Carolina Maria de Jesus, do MinC, vai premiar 40 obras inéditas de mulheres

William Teodoro

Uma Guerra ao fundo e amizades que se rompem, na Irlanda de ‘Os Banshees’

William Teodoro

ShoppingSantaÚrsula apresenta exposição sobre a história do cantor Elvis Presley durante o mês do rock

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com