Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Estado vai antecipar vacinação antigripe

Tomaz Silva/Agência Brasil

A vacinação contra a gri­pe será antecipada para pes­soas com mais de 80 anos. Conforme o governo de São Paulo, os idosos acima dessa faixa etária serão imunizados a partir deste domingo, 27 de março. Anteriormente, a cam­panha estava prevista para começar em 4 de abril, data em que agora será iniciada a vacinação de idosos com mais de 60 anos e de profis­sionais da saúde no estado.

Posteriormente, a partir de 2 de maio, irão receber o imu­nizante contra a gripe crian­ças que têm entre seis meses e 5 anos de idade, gestantes e puérperas. No dia 9 do mesmo mês, serão vacinados indíge­nas, quilombolas professo­res, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. A Secretaria Municipal da Saúde informa que aguarda orienta­ções da pasta estadual e o en­vio das doses para organizar a campanha em Ribeirão Preto.

A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo de mais de 16,6 milhões de pessoas, entre idosos, profis­sionais de saúde, professores, crianças, entre outros. O ca­lendário é dividido por etapas, com prioridade para os idosos acima de 80 anos de idade. O governo anunciou ainda que irá promover neste domingo, quando a vacinação contra a gripe irá começar, o “Domin­gão da Vacinação”, ação para tentar elevar a cobertura vaci­nal contra a covid-19 nas 645 cidades do Estado.

O objetivo é aplicar se­gundas, terceiras e quartas doses na população. Na se­gunda-feira passada (21), ci­dades paulistas começaram a aplicar a quarta dose da vaci­na contra a covid-19 em ido­sos acima de 80 anos. Como requisito, eles necessitam ter recebido a terceira dose há ao menos quatro meses.

Segundo o Ministério da Saúde, que manteve o início da vacinação contra a influenza para 4 de abril, a meta é imu­nizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina in­fluenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Ribeirão Preto
A Secretaria Municipal da Saúde segue a orientação do governo de São Paulo e aguar­da manifestação da pasta es­tadual para definir a estratégia de vacinação contra a gripe na cidade. Porém, deve manter o sistema de agendamento prévio no site da prefeitura de Ribei­rão Preto (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. Ri­beirão Preto tem 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com salas para vacinação.

Síndrome gripal
Segundo o boletim epide­miológico da Secretaria Muni­cipal da Saúde, divulgado nes­ta quarta-feira, 23 de março, em janeiro foram confirmados 22.580 casos de síndrome gri­pal em Ribeirão Preto. Ainda tem 8.521 de fevereiro e 1.033 de março, chegando a 32.134 em pouco mais de dois meses deste ano. No ano passado in­teiro foram registrados 67.198 casos de síndrome gripal em Ribeirão Preto.

Ainda segundo o boletim, no primeiro mês de 2022 fo­ram confirmadas 341 ocor­rências de síndrome respira­tória aguda grave (Srag) na cidade, além de 291 em fe­vereiro e 51 em março, tota­lizando 683. No ano passado todo, 6.014 pacientes foram diagnosticados com Srag, com seis mortes. Desde 2015, a influenza já causou 78 óbi­tos em Ribeirão Preto.

O pico ocorreu em 2018, quando 23 pessoas morreram em decorrência da Srag. O boletim geral da pasta indica 408 casos de H1N1, H3N2, influenza A e B confirmados em menos de oito anos. São 14 óbitos em 2022, nove a mais que os cinco de 2021, alta de 180%, além de 58 casos, 20 a mais que os 38 do período an­terior, aumento de 52,6%.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Correios enfrentam paralisação nacional

Redação

HC utiliza robô em implante de prótese

Redação

Faesp mobiliza setores contra javalis

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade