Tribuna Ribeirão
Cultura

Ribeirão Preto celebra a literatura nacional com o ‘Revolução Poética na Fábrica Literária’

O Festival de Ideias será realizado de 29 de abril a 3 de maio, no auditório do espaço A Fábrica, com plateia presencial e transmissão simultânea pela internet. Evento reúne autores como Jeferson Tenório, Lola Salgado, Aline Bei, Nina Rizzi, Marcelino Freire, Ryane Leão e outras referências do universo literário e da cena artística brasileira

De 29 de abril a 3 de maio, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e o Instituto SEB – A Fábrica realizam o “Revolução Poética na Fábrica Literária”. O evento acontece no auditório do espaço A Fábrica, na rua Mariana Junqueira, 33, no centro de Ribeirão Preto.

Em sua segunda edição, o Revolução Poética se une ao inédito Fábrica Literária com o objetivo de reunir forças em prol da celebração do Dia da Literatura Brasileira, comemorado em 1º de maio, com a participação do público de forma presencial e on-line.

Neste ano, o Revolução Poética homenageia seis poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Paulo Leminski. A produção dá destaque para um poema de cada escritor, utilizando-os como base para refletir sobre os sentimentos: incompletude, ausência, completude, amplitude, intensidade e contradição – temas chaves do encontro.

Já a Fábrica Literária destaca os autores da nova geração para discutir temas como: a literatura nacional da atualidade, a sua representatividade no mercado editorial, as histórias em quadrinhos como narrativas de uma época e o livro como maneira acessível de lazer e busca de conhecimento.

Serão cindo dias de programação gratuita, reunindo 14 autores de referência do universo cultural brasileiro que se revezam nas conversas literárias e debates. Segundo a curadora do Revolução Poética, a educomunicadora Adriana Silva, o evento é uma homenagem permanente a Edgard Morin, na sua essência. “ É a partir da frase deste antropólogo, sociólogo e filósofo que diz: “o homem necessita de poesia”, que criamos a 1ª edição do projeto e, compreendendo a dimensão da proposta, seguimos com outros formatos, para além de Morin”, explica.

Nesta segunda versão e agora em novo formato – o “Revolução Poética na Fábrica Literária”, a proposta é revolucionar a poesia na contemporaneidade: com artistas da atualidade a partir de poetas significativos da história da literatura brasileira. “A ideia é fazer uma conexão entre poetas do século passado e contemporâneos, buscando compreender alguns sentidos pela sua própria contrariedade, como pensar na incompletude a partir da amplitude, por exemplo”, destaca Adriana.

“Ao escolher os autores, buscamos trazer as vozes transformadoras do nosso tempo. Vozes que através da arte literária trouxessem não apenas a reflexão diante das palavras, mas exigissem a multiplicidade de quem somos”, considera Danilo Barbosa, coordenador do Espaço Cultural da Fábrica e curador da edição de estreia da Fábrica Literária.

Abertura

Na sexta-feira (29), a abertura do festival será às 19h30, com participação dos organizadores, convidados e plateias presencial e on-line. Às 21h, acontece a Conversa Literária com Jeferson Tenório. Carioca radicado em Porto Alegre, o autor fará uma abordagem sobre a carreira, literatura brasileira, as suas influências na escrita e de que forma o livro “O avesso da pele” reflete a nossa sociedade. Tenório é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede” (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de “Estela sem Deus” (2018). Sua obra mais recente, “O avesso da pele”, foi vencedora do Prêmio Jabuti (2021) – o mais emblemático prêmio da literatura brasileira.

Agenda

No final de semana, a programação prossegue com oficinas, conversas literárias, debates e atividades artísticas. No sábado (30/4), a primeira atividade, “Oficina de Escrita Criativa”, com o escritor ribeirão-pretano Matheus Arcaro, acontece das 9h às 12h. A oficina terá continuidade no dia 1 º de maio, no mesmo horário. Outros destaques do sábado são as Conversas Literárias. Às 15h, o bate-papo é com a escritora Lola Salgado, sobre a nova cara da literatura juvenil. A autora do livro “Os oito disfarces de Otto” é um dos nomes campeões de venda na Amazon.

Logo depois, às 17h, a conversa é com a ciberativista e escritora Triscila Oliveira. Ela é autora da HQ “Confinada”, considerado um dos projetos de maior sucesso na plataforma Catarse. Às 19h, quem participa do festival é José Falero. O escritor foi servente de pedreiro, supridor de gôndola de supermercado e hoje é referência na nova literatura brasileira, tendo a sua obra “Os supridores” entre as finalistas do prêmio Jabuti.

No domingo (1/5), o escritor Stefano Volp sobe ao palco do evento às 15h. Volp é jornalista, roteirista, escritor e produtor editorial, criador da editora Escureceu, voltada à publicação de autores negros clássicos. Além de “Homens pretos (não) choram”, Volp é autor de “Nunca vi a chuva” e “O segredo das larvas”. Em seguida, às 17h, a conversa é com Aline Bei, autora formada em Letras pela PUC-SP e em artes cênicas pelo teatro-escola Célia Helena. Seu romance de estreia, “O peso do pássaro morto” (2017), foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. “Pequena coreografia do adeus” é seu segundo livro.

À noite, às 19h, acontece a apresentação artística do rapper e poeta Renan Inquérito, com o show “De Mano para Mano (el)” – em homenagem ao poeta Manoel de Barros. Nina Rizzi, escritora, tradutora, pesquisadora e professora, participa do debate “Incompletude”, na sequência. A partir das 21h, terão início outras duas atividades: apresentação artística de “Ausência” – em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, com o cantor, rapper e pensador João D. Deus, ao lado de Vinicius Preto, historiador, apresentador e fundador do grupo Zamba Rap Clube. Logo em seguida, o escritor Marcelino Freire participa do debate com o público sobre o mesmo tema. Autor da obra “Contos Negreiros” que recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2006, Freire é autor de peças teatrais e de livros como “AcRústico” e “EraOdito”.

Na segunda-feira (2/5), a partir das 19h, o Revolução Poética na Fábrica Literária começa com a apresentação artística “Atalhos”, da Cia. Pé na Tábua. Em seguida, a poeta e atriz Luiza Romão é o destaque da agenda com o debate “Completude”. Ela é autora dos livros “Sangria”, “Também guardamos pedras aqui” e “Coquetel Motolove”. A apresentação “Na Vastidão”, com Palmira Osunwende toma a cena, às 21 horas. Logo depois, ocorre o debate “Amplitude”, com a escritora, poeta, slammer e produtora cultural Mel Duarte, que possui cinco livros de poesia publicados e é a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada, “Mormaço – Entre outras formas de calor”.

A última noite do evento (3/5) começa às 19h, com a apresentação artística “Coração em (r)excesso”, com Matheus Vieira. Ele é produtor audiovisual, diretor, roteirista e fotógrafo. Atualmente, escreve e dirige filmes de ficção, documentários e publicitários. Após a apresentação artística, acontece o debate “Intensidade”, com a poeta e professora Ryane Leão. Ela tem dois livros publicados: “Tudo nela Brilha e Queima” e “Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar”. No final da noite, às 21h, o grupo Brilhe Circo Drag se apresenta com o show “Na Contramão”. No fechamento, haverá debate com a cantora, compositora e escritora Assucena.

“É nosso papel promover ações que entreguem um mundo melhor para as novas gerações. Isso inclui a comunicação cultural, formal e artística nas suas mais variadas formas e que, neste evento, se manifesta por meio da literatura, congregando duas entidades vivas – A Fábrica – Instituto SEB e Fundação do Livro e Leitura -, para esta celebração em torno do livro”, destaca José Luiz do Carmo, diretor do Instituto SEB.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, avalia que a parceria da Fundação com o Instituto SEB vem para fortalecer os propósitos de disseminar a literatura em Ribeirão Preto e no país, já que o evento tem formato híbrido e permite a participação do público de qualquer localidade, pela internet. “Escolhemos valorizar juntos a poesia como linguagem e manifestação artística como um gatilho para a formação de leitores conscientes, críticos. Um exercício de cidadania”, finaliza.

Participação

Para participar da plateia presencial, o interessado deve acessar o link www.sympla.com.br/produtor/afabrica. O evento também terá transmissão ao vivo no canal do YouTube da Fundação do Livro e Leitura (www.youtube.com/c/FundaçãodoLivroeLeituraRibeirãoPretoSP) e do Instituto SEB (www.youtube.com/c/AFabricaInstituto).

SERVIÇO

Revolução Poética na Fábrica Literária

De 29 de abril a 3 de maio de 2022

Local: Auditório do Espaço A Fábrica (rua Mariana Junqueira, 33, Centro, Ribeirão Preto/SP)

Entrada gratuita

Inscrições: www.sympla.com.br/produtor/afabrica

Mais informações: Instagram @afabrica.instituto e @fundacaolivrorp

PROGRAMAÇÃO 

29 de abril (sexta-feira)

19h30 – Abertura

21h – Conversa Literária com Jeferson Tenório

30 de abril (sábado)

9h às 12h – Oficina de Escrita Criativa com Matheus Arcaro

15h – Conversa Literária com Lola Salgado

17h – Conversa Literária com Triscila Oliveira

19h – Conversa Literária com José Falero

1º de maio (domingo)

9h às 12h – Oficina de Escrita Criativa com Matheus Arcaro

15h – Conversa Literária com Stefano Volp

17h – Conversa Literária com Aline Bei

19h – Apresentação artística “De Mano para Mano(el)”, com Renan Inquérito; em seguida debate “Incompletude”, com Nina Rizzi

21h – Apresentação Artística “Ausência”, com João D. Deus e Vinicius Preto; e logo após debate “Ausência”, com Marcelino Freire

2 de maio (segunda-feira)

19h – Apresentação artística “Atalhos”, com Cia. Pé na Tábua; e na sequência debate “Completude”, com Luiza Romão

21h – Apresentação Artística “Na Vastidão”, com Palmira Osunwende; e após debate “Amplitude”, com Mel Duarte

3 de maio (terça-feira)

19h – Apresentação artística “Coração em (r)excesso”, com Matheus Vieira. Logo depois, debate 19h “Intensidade”, com Ryane Leão

21h – Apresentação artística “Na Contramão”, com Brilhe Circo Drag; e finaliza com debate “Contradição”, com a cantora Assucena

Sobre a Fundação do Livro

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Sobre o Instituto SEB

Ao longo de sua história, o Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) tem apoiado projetos ligados ao terceiro setor. Em 2016, criou o Instituto SEB, para reunir e potencializar este trabalho, tendo como sede o espaço A Fábrica, em Ribeirão Preto/SP. As ações do Instituto têm por objetivo engajar pessoas para que se tornem protagonistas do desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Postagens relacionadas

Obra em sede da Osrp está na fase final

William Teodoro

Humor: do politicamente correto ao racismo, embate vai longe

William Teodoro

‘Pussycat Dolls’ fará show em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com