Tribuna Ribeirão
Educação

Enem será em 13 e 20 de novembro

© Marcello Casal JrAgência Brasil

A edição de 2022 do Exa­me Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem data confirma­da: 13 e 20 de novembro, quan­do as provas das versões im­pressa e digital serão aplicadas. O anúncio foi feito no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 29 de abril. As ins­crições começam no dia 10 de maio e se encerram no dia 21.

Interessados devem acessar a página oficial do participan­te (https://enem.inep.gov.br/participante/#!). Nesta sex­ta-feira terminou o tempo limite para a apresentação de recursos para aqueles estu­dantes que tiveram o pedido de taxa de isenção negado. No caso de solicitações nega­das, os alunos têm até o dia 27 de maio para efetuar o pa­gamento de R$ 85.

No ato da inscrição o estu­dante deve escolher qual for­mato irá fazer na prova: digital ou impressa. No site, é reforça­do que, mesmo optando pela opção informatizada, é neces­sário se deslocar para o local da prova indicada pelo parti­cipante, pois não há alternativa de realizar o exame em casa.

Os estudantes vão reali­zar provas de quatro áreas de conhecimento, além da re­dação. No momento da ins­crição o aluno também deve decidir qual língua estran­geira será aplicada na prova individual. Ao todo, são 180 questões objetivas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa­cionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União, o edital com as regras – diretrizes, procedimentos e prazos – do Enem de 2022 na versão impressa. Entre as novidades desta edição está a possibilidade de os candidatos fazerem a inscrição utilizando nome social.

O Inep informou que man­terá a adoção de alguns proce­dimentos adequados à situação de emergência em saúde públi­ca decorrentes da pandemia. A inscrição do participante e as solicitações por atendimen­to especializado deverão ser feitas por meio da Página do Participante, entre os dias 10 e 21 de maio de 2022 (horário de Brasília). Será necessário, aos candidatos, informar data de nascimento e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O resultado dos pedidos de atendimento especializa­do será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que se encerra em 12 de junho). O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho. A taxa de inscrição, de R$ 85, deverá ser paga até o dia 27 de maio. De acordo com o edital publicado on­tem, não será possível alterar a opção (exame impresso ou digital) após a inscrição ter sido concluída.

Participantes que obtive­rem isenção da taxa de inscri­ção e não comparecerem às provas deverão justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exa­mes posteriores. O Inep ressal­ta que o participante que optar por se inscrever no Enem 2022 impresso não poderá se inscre­ver na edição digital, que terá edital próprio, ainda a ser di­vulgado pelo instituto.

Postagens relacionadas

PM promove palestras no Dia Internacional da Educação

Luque

Inep disponibiliza gabaritos da reaplicação do Enem 2020

William Teodoro

Só metade das escolas públicas têm projetos antirracistas, aponta ONG

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com