Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Licenciamento 100% digital está disponível

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

O Licenciamento Digital (CRLV-e), documento de porte obrigatório para os motoristas totalmente online no Estado de São Paulo, pode ser acessado pe­los canais digitais do Poupatem­po: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatem­po Digital e Assistente Virtual chamado “P”, disponível no site e também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

O calendário de vencimento do CRLV-e, estabelecido pelo Detran-SP, e que varia de acordo com o final da placa do veícu­lo, começa neste mês de julho e vai até dezembro. Já para cami­nhões e tratores, as datas serão entre setembro e dezembro.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o Poupatempo con­tabilizou mais de 1,2 milhão de atendimentos para solicitações de licenciamento nas platafor­mas digitais. Em todo o ano de 2022, o total ultrapassou os 3,7 milhões de serviços concluídos.

Atualmente, de forma digi­tal, o Poupatempo disponibiliza mais de 265 serviços como a re­novação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pesquisa de débitos e pontos na CNH, licen­ciamento de veículos, consulta de Imposto sobre a Proprieda­de de Veículos Automotores (IPVA), Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes crimi­nais, entre outros.

Como Licenciar
Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via inter­net banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conve­niados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas lotéricas os débitos do veí­culo, como por exemplo IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O documento digital fica disponível para download e im­pressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupa­tempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.ser­pro.gov.br), além dos aplicati­vos Poupatempo Digital, De­tran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

É importante reforçar que para o processo ser concluído, o Imposto sobre a Proprieda­de de Veículos Automotores (IPVA) deverá estar quitado in­tegralmente, assim como todos os débitos do veículo, inclusive multas. A taxa de licenciamen­to é de R$ 155,23 em 2023.

Motoristas que não licen­ciarem o veículo no prazo estabelecido estão passíveis de autuação pelos órgãos de fiscalização. Considerada in­fração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa é de R$ 293,47, com perda de sete pontos no prontuário do condutor.

Postagens relacionadas

Companhia aérea amplia operações no aeroporto de Ribeirão

William Teodoro

Troncos de árvore bloqueiam passagem de pedestres na Nova Ribeirânia

Luque

Renato Zucoloto permanece na CCJ

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com