Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Pólio: vacina será injetável em 2024

FL PÌTON/ARQUIVO

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 7 de julho, que irá substituir gradualmente a vacina con­tra poliomielite de via oral (VOP) pela versão inativada (VIP) nos postos de saúde de todo o Brasil. Segundo a pasta, a VIP, aplicada via in­jeção e já utilizada nas três primeiras doses do esquema de imunização, estará dispo­nível também para a dose de reforço aplicada aos 15 me­ses, a partir de 2024. A quinta dose, dada aos 4 anos, deixa­rá de existir.

A recomendação foi deba­tida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que considerou as novas evidên­cias científicas para proteção contra a poliomielite. Segun­do o MS, foram analisados critérios epidemiológicos, evi­dências relacionadas à vacina e recomendações internacio­nais sobre o tema.

“É importante reforçar que essa atualização não re­presenta o fim imediato do imunizante na versão popu­larmente conhecida como ‘gotinha’ e sim um avanço tecnológico para maior efi­cácia do esquema vacinal que será feito após um período de transição”, afirma a pasta.

“O Zé Gotinha, símbolo histórico da importância da vacinação no Brasil, também continuará na missão de sen­sibilizar as crianças, os pais e responsáveis em todo o Bra­sil participando das ações de imunização e campanhas do Governo Federal”, diz o MS.

Entenda
A indicação da CTAI é que o Brasil passe a adotar exclusivamente a vacina ina­tivada na dose de reforço, aplicada aos 15 meses de ida­de. Atualmente, esse reforço é feito com a forma oral do imunizante, enquanto a vaci­na injetável é aplicada apenas aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Na­cional de Vacinação.

A transição começará no primeiro semestre de 2024. As crianças brasileiras que completarem as três primei­ras doses da vacina irão to­mar apenas um reforço com a VIP aos 15 meses. A dose de reforço aplicada atualmen­te aos 4 anos não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses VIP garantirá a proteção con­tra a pólio.

Vacina antipólio a partir de 2024
Primeira dose: vacina injetável, aos 2 meses de vida
Segunda dose: vacina injetável, aos 4 meses de vida
Terceira dose: vacina injetável, aos 6 meses de vida
Quarta dose: vacina injetável, aos 15 meses de vida

Postagens relacionadas

Brasil e Portugal querem se preparar em conjunto para novas epidemias

William Teodoro

RP Mobi já aceita cartão de crédito

William Teodoro

Autor de facadas que causaram morte de casal se apresentou em delegacia

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com