Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Concerto celebra imigração italiana 

Em Ribeirão Preto, os 150 anos da imigração italiana ganham uma comemoração especial: o concerto “Alma da Itália”, com vários convidados 

Concerto terá quádrupla de Lucas Eduardo da Silva Galon, José Gustavo Julião de Camargo, Lincoln Mendes e Rafael Fortaleza (Divulgação)

Em Ribeirão Preto, os 150 anos da imigração italiana ganham uma comemoração especial: o concerto “Alma da Itália”, concebido e realizado em parceria pela Academia Livre de Música e Artes, Casa da Memória Italiana e Ministério da Cultura.  O espetáculo tem sessão única no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h30, no Theatro Pedro II.  
 
A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos começou no dia 8, de agosto, na bilheteria do teatro, na rua Álvares Cabral370, Quarteirão Paulista, Centro Histórico. A distribuição continuou nos dias seguintes até que os ingressos se esgotassem, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria. 
 
Com regência quádrupla de Lucas Eduardo da Silva Galon, José Gustavo Julião de Camargo, Lincoln Mendes e Rafael Fortaleza, a Orquestra Acadêmica da Alma divide o palco com o Coro Jovem e o Corpo Estável de Balé (todos da Alma), além da participação de mais cinco artistas e um grupo de jazz convidados.  
 
A cantora italiana Mafalda Minnozzi pioneira no estreitamento do contato musical entre Brasil e Itália interpreta canções italianas mais modernas, permeadas por fusões com música brasileira. Martina Drudi, também italiana, compõe a orquestra tocando órgão e piano, e a aluna Beatrice Rosetti, da Escola Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália, acompanha a Orquestra Acadêmica.  
 
A soprano Tamara Pereira professora da Alma , assume os trechos vinculados à ópera. No contraponto à Mafalda, participa a ribeirão-pretana Verônica Ferriani cantora de samba e MPB com trabalho nacionalmente reconhecido , interpretando músicas brasileiras e italianas. O tempero de música popular do concerto fica por conta da participação instrumental do grupo Pó de Café, que reúne músicos de Ribeirão e região.  
 
O compositor, arranjador e solista Samuel Pompeo, de São Paulo, toca saxofone nas obras de Ennio Morricone, compositor e maestro italiano, referência mundial da música para o cinema. O roteiro do concerto foi projetado para refletir os 150 anos da imigração italiana, a partir das múltiplas referências da Itália, como a ópera e o cinema.  
 
“Faremos homenagem a Giacomo Puccini, um dos maiores operistas de todos os tempos, assim como a Morricone, maior referência do cinema italiano. Fizemos um apanhado sobre música popular italiana, de regiões diferentes da Itália, que estarão misturadas a músicas brasileiras”, explica o maestro Lucas Galon, vice-presidente e consultor artístico da Alma. 
 
Reduto de italianos Um século e meio depois, o intercâmbio cultural com a Itália compõe parte significativa na história da brasilidade. Os Estados do Sul e Sudeste foram os principais destinos dos imigrantes italianos e, no Estado de São Paulo, o interior tem sua história alinhavada por esse movimento, como na região da Alta Mogiana, que inclui a cidade de Ribeirão Preto e vários municípios vizinhos, formados, em grande parte por italianos e descendentes. Presença que pontua a concepção do concerto “Alma da Itália”.  
 
“Essa celebração é muito pertinente porque a imigração italiana é importante para a formação cultural da nossa região. E pensando na música, na ópera, nada melhor que festejar com um concerto”, destaca Lucas Galon. A Orquestra Acadêmica Jovem da Alma é formada por alunos da instituição, que estudam diferentes instrumentos e se preparam para o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho.  
 
Neste sentido, Dulce Neves, presidente da Alma, ressalta que a participação dos estudantes é um marco significativo para eles e para a academia. “Este evento oferece aos alunos uma oportunidade única para demonstrarem suas habilidades artísticas num palco de relevância histórica e cultural, reforçando a importância da herança italiana na construção da identidade brasileira”, enfatiza Dulce.  
 
Além disso, ela garante que os estudantes têm a chance de vivenciar, na prática, o que aprendem em sala de aula, aprimorando seu desempenho e ganhando experiência valiosa em apresentações ao vivo. Para Dulce, o envolvimento da academia neste concerto destaca seu papel de centro formador de excelência.  
 
“É um evento que eleva o prestígio da instituição, no auge dos seus dez anos, e demonstra seu compromisso com a promoção das artes e o desenvolvimento integral de seus alunos, e na formação de artistas e profissionais preparados para contribuir significativamente com o cenário cultural do Brasil”, arremata a presidente da Alma.  
 
O concerto tem apoio da prefeitura de Ribeirão e da Fundação Theatro Pedro II, e patrocínio da Cutrale, Usina Alta Mogiana, Grupo Intelli, Alliage, Maubisa, Agro Pecuária Uvá e Eduardo Amorim. “Inspiradora a união do Museu Casa da Memória Italiana e a Alma para oferecer esse belo espetáculo em homenagem aos 150 anos da imigração italiana ao Brasil´.  
 
Apoiar a cultura é conectar as pessoas através da arte e tocá-las no coração. Tenho certeza de que será um evento memorável porque, fazendo um trocadilho, não existe uma alma que não tenha algo de italiano. E a arte une”, sublinha Maurílio Biagi Filho, presidente do grupo Maubisa. 
 

Serviço
 
Concerto: “Alma  da Itália 
Quando:  14  de agosto, quarta-feira 
Horário: 19h30 
Local: Theatro  Pedro II  
Endereço: rua  Álvares Cabral 370 – Centro 
Telefone: (16) 3977-8111 
Capacidade: 1.200 lugares  
Informações: (16) 3977-8111 ou 
www.theatropedro2.com.br  
Ingressos: gratuitos  (retirada na  bilheteria, das  10 às 18 horas) 
Programa 
“Fantasia italiana”  
(orquestra e balé) 
“O mio babbino caro”,  
de Giacomo Puccini  
(Tamara Pereira) 
– “Canta ancore”, de  
Carlos Gomes  
(Tamara Pereira) 
Lo che amo solo  
te”, de S. Endrigo  
(Mafalda Minnozzi) 
“O che sará”,  
(Mafalda Minnozzi) 
L’apuntamento, 
(Mafalda Minnozzi) 
“Suíte”, de Ennio  
Morricone (orquestra) 
“Cinema Paradiso”,  
de Ennio Morricone  
(orquestra e balé) 
Gabriel’s oboe,  
de Ennio Morricone  
(orquestra) 
Canzone per te”,  
de S. Endrigo  
(Verônica Ferriani) 
“Aquarela”, de  
Toquinho  
(Verônica Ferriani) 
“Carinhoso”, de  
Pixinguinha (Verônica  
Ferriani e coral) 
Bella ciao (coral e  
todas as cantoras) 

Postagens relacionadas

RP registra a maior temperatura do ano

William Teodoro

RP tem baixa procura pela vacina da gripe

Redação 2

Série A3 começa dia 20 de janeiro

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com