Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

28 detentos são recapturados na região no primeiro dia de “saidinha”

Em todo o Estado a PM já recapturou 157 detentos na terceira saída temporária de 2024

Na terceira "saidinha", 28 foram presos em Ribeirão e perderam o direito ao benefício (Foto: SSP/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

A Polícia Militar prendeu 157 detentos no Estado de São Paulo que foram favorecidos pela terceira saída temporária de 2024. O benefício da “saidinha” foi concedido a detentos e está vigorando desde terça-feira (17) até a próxima segunda-feira (23).

De acordo com a SSP, os detidos estavam nas ruas descumprindo regras impostas pela Justiça para ter direito ao benefício. Todos os detentos capturados foram reconduzidos ao sistema prisional. A maioria dos presos recapturados estavam na Capital e região metropolitana. Pelo menos 15 foram presos frequentando locais de uso de drogas na região central da Capital.

Com 28 recapturados, Ribeirão Preto é a região do interior com maior número de presos que desrespeitaram as normas da “saidinha”: foram 28. Em seguida, estão Sorocaba com 19 presos; São José do Rio Preto com 14; Campinas com 11, São José dos Campos com 11, Presidente Prudente com 6, Piracicaba com 6, Santos com 3, Bauru com 2 e Araçatuba com 1.

1104 presos foram beneficiados pela “saidinha” na região (Foto: Max Gallão Mesquita)

Um dos presos em Ribeirão Preto foi preso no Jardim Progresso, zona Oeste da cidade. O homem de 32 anos estava com um revólver na cintura, na noite desta terça-feira (17), quando foi abordado pela PM. Admitiu que havia saído de uma unidade em Bauru e usava a arma para se defender de desafetos. Voltou mais cedo para “casa”.

Os presos beneficiados são definidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Durante o período do benefício, eles precisam permanecer na cidade informada, não estar nas ruas no período noturno, ficam proibidos de frequentar bares, boates, envolver-se em brigas ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante a Justiça.

Após a recaptura, os detentos são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame pericial e, então, levados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina.

Polêmicas

O Congresso Nacional aprovou, em março, um Projeto Lei que acaba com a saída temporária, exceto nos casos onde o reeducando precisa sair para estudar, tendo que regressar para a unidade prisional após o término da aula.

Deputados e senadores tentaram acabar com benefício da saída temporária, mas Lula aprovou projeto com vários vetos (Foto: Max Gallão Mesquita)

No mês seguinte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a Lei com uma série de vetos. No final de maio, o Congresso derrubou os vetos e a lei passou a vigorar, acabando com a saída temporária nos moldes atuais.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare inconstitucional a lei que acabou com a saída temporária de presos e restabeleça o benefício. Ao dar entrada na ação, a OAB arrasta o STF para arbitrar o tema, que opõe o Congresso e o governo Lula.

Já o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou em junho que, por ora, não houve alteração da Portaria 02/2019 que regulamenta as saídas temporárias, razão pela qual a saída foi mantida.

Prisões e evasão

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 1.039 presos de unidades prisionais na região de Ribeirão Preto foram beneficiados no período de 11 a 17 de junho. Deste total, 28 presos não regressaram. Isso representa 2,7% do total de beneficiados.

Mais uma “saidinha” está prevista para 2024, entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2025 (Foto: Max Gallão Mesquita)

O percentual foi menor do que o anotado após a primeira “saidinha” do ano, entre 12 e 18 de março, quando 40 dos 1.195 beneficiados não voltaram para as penitenciárias. Um índice de 3,3% de fugitivos. Na saidinha de final de ano foram 1.319 presos beneficiados e 35 não voltaram para cumprir suas penas, um total de 2,6%.

Na segunda saída temporária, 31.760 presos foram beneficiados em todo o Estado. Destes, 1.291 não voltaram para continuar cumprindo suas penas. Isso representa 4,1% do total de beneficiados. Outros 677 detentos foram recapturados pelas forças de segurança em todo o Estado. Na terceira “saidinha”, a SAP não informou o número de beneficiados. Em 2024 está programada mais uma saída temporária, entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2025.

1104 Beneficiados na terceira “saidinha” na região

A SAP enviou nota ao Tribuna informando o número de beneficiados na terceira saída temporária. “A Secretaria da Administração Penitenciária informa que o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no Estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019 e suas complementações. O Poder Judiciário autorizou a saída temporária de reeducandos do regime semiaberto a partir do dia 17/09/2024 até 23/09/2024. Na cidade de Ribeirão Preto 125 reeducandos foram beneficiados, em Serra Azul 145, em Jardinópolis 652, em Franca 22, em Guariba 49, em Pontal 82 e em Taiúva 29.”

Postagens relacionadas

Mulher é encontrada morta em motel de Araraquara

William Teodoro

Dois feridos após acidente com três caminhões em RP

Luque

Motorista de caminhonete morre em acidente na região

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com