Dados da RP Mobi, empresa municipal que administra o trânsito na cidade, revelam que os motoristas de Ribeirão Preto gostam de pisar no acelerador. Somente nos três primeiros meses do ano – de janeiro a março –, 16.379 foram multados por dirigir em velocidade superior à velocidade máxima permitida. Uma média de 164 multas por dia.
O excesso e velocidade e o desrespeito às regras de trânsito tem contribuído para muitos acidentes nas ruas da cidade. Somente nos meses de janeiro e fevereiro, 15 pessoas morreram vítimas do trânsito em Ribeirão Preto, segundo dados do Infosiga/SP.
A maioria das mortes foi registrada em avenidas.
Além do excesso de velocidade, as outras quatro infrações mais praticadas foram estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo com 10.499, avançar o sinal vermelho do semáforo com 5.206 ocorrências, deixar de utilizar de usar o cinto de segurança com 4.464 infrações e dirigir veículo segurando telefone celular, 3.816.
As cinco avenidas com maior registro de multas foram a Marechal Costa e Silva na zona Norte, com 5.622 infrações, seguida pela Thomaz Alberto Whately, também na zona Norte com 2.935, a Avenida Luiz Galvão Cezar, na zona Oeste com 2.819, a Leão XIII, na zona Leste com 1.184 e a Presidente Vargas, na zona Sul com 1 mil registros.

