Tribuna Ribeirão
Região

Cândido Rodrigues discute segurança nas áreas rurais

Cidade reuniu autoridades de todas as áreas para discutir segurança - Foto Divulgação

Autoridades e produtores estão preocupados com o aumento dos casos de roubos e furtos na área rural

Cerca de 60 produtores rurais do município de Cândido Rodrigues participaram, na noite da última segunda-feira (28), de uma reunião para discutir medidas de prevenção ao combate à criminalidade rural, cada mais comum na região. A reunião aconteceu na sede do Anfiteatro Municipal e contou com a participação das Polícias Militar e Civil, além do prefeito Tiago Ravazzi, da vice-prefeita, Rita Boschetti e dos vereadores Tico Bertin, Renato Curti, Beth Galves, Maria Luiza, Cristina Piquete e Bruninho Baesso e do coordenador da Defesa Civil e Meio Ambiente, Francisco Maruca.

As autoridades policiais, representadas pelo Cap. PM Pigossi, o Sgt. PM Fagner e o investigador Daniel da Polícia Civil explicaram para os produtores quais são as áreas de atuação das Polícias Militar e Civil na prevenção e investigação dos furtos e roubos e também alertaram sobre os cuidados que eles devem ter para colaborar com a diminuição desses crimes.

Prefeito Tiago RavazziVereador Tico Bertin

Além de intensificar a patrulha rural, outras alternativas discutidas foram a instalação de câmeras inteligentes de monitoramento, drones e a criação de um grupo em rede social onde as informações possam ser transmitidas entre todos, de maneira mais rápida e eficiente como alerta e prevenção e, principalmente, no caso de alguma ocorrência.

Governo promete expandir GIAR

Durante visita à Agrishow em Ribeirão Preto nesta terça-feira (29), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) para todas as regiões do estado.

Criado inicialmente em Botucatu e Itatinga, o Giar atua no combate aos crimes patrimoniais em áreas rurais, como roubo de tratores, gado, equipamentos agrícolas e invasões de propriedade. Com a nova portaria, os grupos especializados da Polícia Civil passam a ter presença em todas as regiões administrativas do interior, vinculados às Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deic) e Delegacias Seccionais dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinter).

A iniciativa entra em vigor imediatamente com a publicação no Diário Oficial. Em Botucatu, onde o grupo já atua, os resultados têm sido expressivos: de janeiro a março deste ano, sete furtos de tratores foram registrados e todos foram solucionados, marcando um índice de 100% de elucidação nos dois primeiros trimestres de 2024 e 2025.

Postagens relacionadas

Polícia prende suspeito de incêndio em máquinas de usina na região

Luque

Pedestre morre atropelado em rodovia da região de Ribeirão Preto

William Teodoro

Comércio de Cravinhos vendia histórico escolar adulterado

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com