Autoridades e produtores estão preocupados com o aumento dos casos de roubos e furtos na área rural
Cerca de 60 produtores rurais do município de Cândido Rodrigues participaram, na noite da última segunda-feira (28), de uma reunião para discutir medidas de prevenção ao combate à criminalidade rural, cada mais comum na região. A reunião aconteceu na sede do Anfiteatro Municipal e contou com a participação das Polícias Militar e Civil, além do prefeito Tiago Ravazzi, da vice-prefeita, Rita Boschetti e dos vereadores Tico Bertin, Renato Curti, Beth Galves, Maria Luiza, Cristina Piquete e Bruninho Baesso e do coordenador da Defesa Civil e Meio Ambiente, Francisco Maruca.

As autoridades policiais, representadas pelo Cap. PM Pigossi, o Sgt. PM Fagner e o investigador Daniel da Polícia Civil explicaram para os produtores quais são as áreas de atuação das Polícias Militar e Civil na prevenção e investigação dos furtos e roubos e também alertaram sobre os cuidados que eles devem ter para colaborar com a diminuição desses crimes.
Além de intensificar a patrulha rural, outras alternativas discutidas foram a instalação de câmeras inteligentes de monitoramento, drones e a criação de um grupo em rede social onde as informações possam ser transmitidas entre todos, de maneira mais rápida e eficiente como alerta e prevenção e, principalmente, no caso de alguma ocorrência.
Governo promete expandir GIAR
Durante visita à Agrishow em Ribeirão Preto nesta terça-feira (29), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) para todas as regiões do estado.
Criado inicialmente em Botucatu e Itatinga, o Giar atua no combate aos crimes patrimoniais em áreas rurais, como roubo de tratores, gado, equipamentos agrícolas e invasões de propriedade. Com a nova portaria, os grupos especializados da Polícia Civil passam a ter presença em todas as regiões administrativas do interior, vinculados às Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deic) e Delegacias Seccionais dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinter).
A iniciativa entra em vigor imediatamente com a publicação no Diário Oficial. Em Botucatu, onde o grupo já atua, os resultados têm sido expressivos: de janeiro a março deste ano, sete furtos de tratores foram registrados e todos foram solucionados, marcando um índice de 100% de elucidação nos dois primeiros trimestres de 2024 e 2025.



