Por: Adalberto Luque
A Polícia Federal realizou, na madrugada desta quinta-feira (8), uma operação em Ribeirão Preto. Várias viaturas foram avistadas em um hotel na avenida Dr. Célso Charuri, Jardim São José, zona Leste da cidade.
A Operação Blacklist foi realizada pela PF de Ponta Porã (MS) e mirava integrantes de uma organização atuante no tráfico transacional de drogas e armas de fogo, além de praticar roubos e corrupção de agentes públicos.
A PF, no curso das investigações, constatou que as drogas e armas eram compradas no Paraguai, entrando pela fronteira, em Ponta Porã, e seguindo para o Estado de São Paulo. De lá, parte da droga seguia para a Europa.
A operação é um desdobramento da Operação Licantropia, deflagrada em maio de 2023, que desmontou um esquema de utilização de mulheres jovens como “mulas” para o tráfico internacional de cocaína.
A Operação Blacklist focou nos líderes da organização criminosa que atua na fronteira. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e treze de busca e apreensão, um deles em Ribeirão Preto.
Também foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Ponta Porã (MS). Os policiais federais apreenderam cinco armas, munições, três veículos e uma impressora 3D utilizada para fabricar acessórios e peças de armas de fogo. Não foi informado se houve prisão ou apreensão em Ribeirão Preto.

