Tribuna Ribeirão
Cultura

Cia. Libélulas de RP leva o espetáculo Sob o céu do Cerrado para Araraquara  

Criado para público infantojuvenil surdo e ouvinte, a obra é um convite silencioso à contemplação, atravessada por imagens, cores e movimento visual. Gratuito e inclusivo, estreia nesta sexta-feira, dia 13, às 20 horas, em Araraquara

O teatro de sombras, uma forma teatral antiga, que utiliza sombras projetadas por objetos ou pessoas para criar histórias, chega a Araraquara nesta sexta-feira, dia 13 de junho, apenas para convidados. O espetáculo “Sob o Céu do Cerrado” – Edital SESI Viagem Teatral- Produções inéditas, da Cia. Libélula de Ribeirão Preto e Sesi-SP, que ocupará espaços culturais de destaque em diversas cidades do Estado de São Paulo, terá sua estreia às 20h, no Teatro do Sesi de Araraquara. As apresentações dos dias 14 de junho (sábado) e 15 de junho (domingo), ambas às 15h, são abertas ao público. Serão realizadas, ainda, oficina e mais duas apresentações no mês de junho. Todas gratuitas e abertas ao público.

Trata-se de um espetáculo visual de teatro de sombras que mergulha no universo sensível do Cerrado a partir do olhar do Céu e da trajetória do pequeno tamanduá Tarumã que nasce em meio à beleza natural e enfrenta o fogo, o avanço da destruição de seu bioma e a solidão. Criado para público infantojuvenil surdo e ouvinte, a obra é um convite silencioso à contemplação, atravessada por imagens, cores e movimento visual. A narrativa, sem palavras faladas, revela a beleza, a força e a fragilidade da vida no Cerrado, confrontando a devastação causada pelo fogo e pelo avanço humano. Com delicadeza e potência imagética, acompanhamos Tarumã em sua jornada de sobrevivência, encontro e resistência.

A direção do espetáculo é da Cia Quase Cinema com a realização da Cia Libélulas. A encenação da peça valoriza a comunicação acessível por meio da luz, da sombra e da expressividade corporal, tornando a experiência poética para todos os públicos. De acordo com Dani Viola, atriz e produtora cultural da Cia. Libélulas, o teatro de sombras é uma forma de expressão artística e um importante recurso educativo que estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades de expressão em crianças e adultos. Ela se destaca por sua capacidade de contar histórias por meio de sombras, criando uma experiência mágica e envolvente.

“A criação e manipulação de sombras permitem que as pessoas explorem sua imaginação e criatividade, transformando objetos e personagens em algo novo. A experiência de contar histórias por sombras ajuda a desenvolver a capacidade de expressão corporal, vocal e narrativa. E ele pode ser utilizado em diversas áreas, como artes, literatura, história e outras, promovendo uma aprendizagem integrada e contextualizada”, destaca Viola.  Sob o Céu do Cerrado será apresentado em Araraquara, Marília, Birigui, Piracicaba e Osasco.

 

Serviço – Araraquara

Estreia “Sob o Céu do Cerrado” – Edital SESI Viagem Teatral- Produções inéditas

Data: Sexta-feira, dia 13 de junho

Hora: 20h

Oficina-Iniciação ao Teatro de Sombras. Voltado para professores: artistas, professores e interessados em geral a partir de 16 anos

Data: Sábado, 14 de junho

Hora: Das 09h30 às 11h30

Apresentações:

Dias 14 e 15 de junho

Hora: 15h

Local: Todas as apresentações e oficina acontecem no Teatro do Sesi Araraquara, localizado na avenida Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana (Vila Xavier).

 

Ficha técnica:

Idealização – Daniele Viola (Cia Libélulas); Texto original – Kerem Apuk Direção; Adaptação e roteiro – Silvia Godoy / Ronaldo Robles (Cia Quase Cinema); Consultora em trilha sonora – Thais Foresto; Composição e produção de trilha sonora – Will Storti Elenco – Daniele Viola / Aline Carvalho; Cenografia – Ronaldo Robles; Cenotécnico – Charles Kray; Iluminação – Daniele Viola / Silvia Godoy; Confecção de bonecos e elementos cênicos – Daniele Viola / Silvia Godoy / Ronaldo Robles; Consultor ambiental – Milton Groppo; Consultor surdo – Guilherme Nichols; Operação de luz – Andreza Mancuso; Registro audiovisual e fotografia – Raíza Ferreira; Social media – Renata Ribeiro; Designer gráfico – Alessandro Merighi e Renata Ribeiro; Assessoria de imprensa – Márcia Rossetto e Aline Leite; Acessibilidade comunicacional – Angélica Gotejo e Produção executiva – Bárbara Monsignore.

 

Postagens relacionadas

Pedro II recebe ‘O canto e outras artes’

Redação 1

RRM continua hoje e amanhã

Redação 1

Armazém Baixada é opção multicultural em Ribeirão Preto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com