O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto reforça a urgência da doação e convida a população a participar ativamente da campanha nacional Junho Vermelho. A iniciativa vem acompanhada de um cenário preocupante: os estoques de sangue estão em estado crítico, agravados pelas baixas temperaturas e pelo aumento de doenças sazonais como gripes e resfriados.
O mês de junho é estrategicamente escolhido para ações de incentivo à doação, pois é também quando se comemora o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, em 14 de junho de 1868, responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos e do fator Rh, avanços que revolucionaram a medicina transfusional.
A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas. No entanto, no Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, segundo o Ministério da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 1% e 3% da população de um país seja doadora.
Embora o Brasil esteja dentro desse intervalo, o número ainda é insuficiente frente à crescente demanda hospitalar por hemocomponentes, em situações como cirurgias, emergências e tratamentos de doenças crônicas como cânceres e anemias.
Com o slogan “No ritmo da vida – doe sangue, espalhe energia”, a campanha Junho Vermelho deste ano busca sensibilizar a população de forma emocional e positiva, comparando a doação de sangue à sensação de ouvir uma boa música.
“A doação de sangue mantém a vida em movimento. Então, aumente o volume da solidariedade, sinta as batidas do coração e deixe que esta energia te conquiste”, destaca a mensagem da campanha, sugerindo uma lista de reprodução com músicas que celebram a vida, disponibilizada aos doadores, pelas redes sociais.
“Além de doar, convidamos todos a compartilhar essa mensagem com amigos, familiares e redes sociais. Quanto mais pessoas souberem, maiores as chances de aumentar os estoques e salvar vidas”, conclui Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue.
O GSH Banco de Sangue funciona de segunda a sábado, das sete às 12 horas. O endereço é rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. Informações pelos telefones (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, principalmente os de Rh negativo, que são os que mais estão em falta.
Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.
Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

