Por: Adalberto Luque
Entre os dias 17 e 23 de junho de 2025, 1.770 presos do regime semiaberto foram beneficiados com a saída temporária em unidades prisionais da região de Ribeirão Preto. Os dados são da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que destacou que o benefício é concedido pelo Poder Judiciário, conforme previsto na Lei de Execução Penal.
Do total de beneficiados, 45 não retornaram às unidades prisionais dentro do prazo determinado e agora são considerados foragidos. Com isso, perdem automaticamente o direito ao regime semiaberto e, quando recapturados, retornam ao regime fechado.
Guariba foi a cidade com maior número de evasões. Dos 648 reeducandos liberados, 26 não voltaram. Em Jardinópolis, 12 dos 659 presos liberados não retornaram. Em Serra Azul, três dos 164 detentos beneficiados também não reapareceram no prazo. Em Pontal, houve três evasões entre os 72 beneficiados, e em Franca, um dos 33 presos não retornou. Em Taiúva, os 41 reeducandos liberados cumpriram a determinação e voltaram normalmente.
Na penitenciária de Ribeirão Preto, entre os 158 detentos liberados, três não regressaram. Em todo o Estado de São Paulo, o Poder Judiciário autorizou a saída temporária de 30.228 reeducandos no mesmo período. Deste total, 971 não voltaram para suas unidades prisionais.
_____
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

