Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Férias começam amanhã em RP

Divulgação Em julho, 51 unidades – 22 escolas de Educação Infantil e 29 conveniadas – continuarão abertas, garantindo o atendimento das crianças na cidade (Divulgação)

Esta segunda-feira, 7 de julho, será o último dia de aula para os cerca de 50 mil alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto. A pausa marca o início do recesso escolar, com retorno das atividades para os estudantes no dia 28 deste mês. São 146 escolas que integram Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Ensino Profissionalizante, com quase quatro mil professores.

Na terça-feira (8), acontece o Conselho de Escola, atividade pedagógica que encerra o semestre letivo. É um momento para análise dos dados de aprendizagem, identificação de defasagens e formulação de estratégias coletivas para fortalecer o ensino e o desempenho dos estudantes.

Na quarta-feira (9), será feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932 (Nove de Julho), e a partir de quinta (10), começa oficialmente o recesso escolar para toda a rede. No entanto, 51 unidades – 22 escolas de Educação Infantil e 29 conveniadas – continuarão abertas, garantindo o atendimento das crianças enquanto os pais ou responsáveis mantêm a rotina de trabalho.

De 10 a 23 de julho, os pequenos terão muita diversão, com atividades recreativas e alimentação saudável. Vale destacar que o número de alunos inscritos aumentou 13% este ano. O atendimento nas férias escolares faz parte do acordo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fechado entre a prefeitura Ribeirão Preto e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O recesso não será apenas de descanso para os profissionais. No dia 24 de julho, acontece o Congresso Municipal da Educação, voltado para professores, coordenadores e gestores. O evento, que é realizado uma vez por ano e já faz parte do calendário escolar, contará com palestras presenciais em nove locais diferentes, incluindo espaços como o Theatro Pedro II, Câmara Municipal e auditórios de universidades parceiras.

Ao todo, participarão quase quatro mil pessoas, entre professores, coordenadores e gestores. As palestras terão temas variados, como Inteligência Artificial e Educação Financeira; Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica; Desenvolvendo habilidades socioemocionais nas turmas da EJA; Esporte, emoção e potencialidades, entre outros.

O objetivo do evento é proporcionar um momento de formação significativa, com temas que dialogam diretamente com as demandas reais apresentadas pelos profissionais da rede ao longo do ano. Já no dia 25 de julho, acontece o Planejamento Escolar com foco no segundo semestre, uma atividade interna para avaliar e organizar o trabalho pedagógico.

Nesse encontro, a equipe analisa os resultados e aprendizados do primeiro semestre; reorganiza as ações pedagógicas, conforme as necessidades das turmas; compartilha as boas práticas; define estratégias para superar dificuldades e alinha todo o grupo com base no Projeto Político-Pedagógico (PPP). É um momento que fortalece a união entre os profissionais e garante um recomeço mais estruturado e alinhado para o segundo semestre.

“As férias são um momento importante de descanso para alunos e professores, mas também uma oportunidade de reorganização e formação. Com o Congresso da Educação e o Planejamento Escolar, seguimos investindo na qualificação da rede e no compromisso com uma educação pública de qualidade em Ribeirão Preto”, destaca o secretário da Educação, Valdir Martins.

 

Postagens relacionadas

Ministro aparece de cueca em sessão virtual do STJ

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Chuva deixa vizinha São Simão ‘embaixo’ d´água

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com