Por Otavio Gentil
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto teve mais uma edição marcada pela competitividade e alto nível técnico. No percurso dos 5 quilômetros, o atleta Vinicius Telles Gonçalves, de 33 anos, garantiu o primeiro lugar com o tempo de 16 minutos e 53 segundos.
A segunda colocação ficou com Erick da Silva Campos do Santos, de apenas 18 anos, que cruzou a linha de chegada em 17 minutos e 1 segundo. Na sequência, Wesley Glen de Oliveira Gomes, de 40 anos, conquistou o terceiro lugar com 18 minutos e 33 segundos.
Fechando o top 5 da prova, Orias de Araújo Maranhão, 38, terminou em quarto com 18 minutos e 34 segundos, seguido por Vinicius Dandolo, 37, que completou o percurso em 19 minutos e 6 segundos.
A competição reforça a força do atletismo regional e atrai atletas de diferentes idades e níveis, celebrando o esporte e a superação em Ribeirão Preto.
Uma prova com compromisso social
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão também é marcada por iniciativas de responsabilidade social e ambiental. A organização promove ações de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), como campanhas de reciclagem, arrecadação de alimentos, feira de adoção de cães e gatos, e atividades educativas em parceria com a RP Mobi e o Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Durante o evento, também são realizadas campanhas de doação de sangue para os bancos da cidade e arrecadação de recursos para o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto. Em 2025, uma das novidades é a campanha de arrecadação de tênis em bom estado, destinados a projetos sociais ligados ao esporte. A inclusão de atletas com deficiência e o combate ao racismo também integram o compromisso da prova com a diversidade.
Colaborações
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping e CAIXA – Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução, na categoria Master e GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões na categoria Premium, além de uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como Viva Mídia OOH, rádio Diário FM, gráfica New Cores, DTP Comunicação Visual e Fonte Assessoria de Imprensa.
A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 140 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Estre e KA2RP Eventos.

