A prefeitura de Ribeirão Preto informa que o Jardim Japonês, localizado no Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, foi fechado temporariamente para manutenção nesta quarta (30) e permanecerá assim nesta quinta-feira, 31 de julho, para execução de serviços de conservação do espaço, visando à segurança dos visitantes e à preservação do meio ambiente.
A reabertura do Jardim Japonês está prevista para sexta-feira, 1º de agosto, seguindo o horário normal de funcionamento do Bosque Fábio Barreto, das nove horas às 16h30. Durante o período de manutenção, as demais áreas do zoológico permanecerão abertas à visitação. A entrada é gratuita. O zoo não abre às segundas e terças-feiras, a não ser em datas específicas.
Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513. O Jardim Japonês do Bosque Fábio Barreto foi reaberto ao público em 19 de junho e 2024, data do aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, após mais de doze meses fechado para obras de revitalização e remoção de árvore que ameaçava o espaço.
O Jardim Japonês é ocupado por elementos e símbolos arquitetônicos da cultura japonesa, incluindo “casa de chá”, lagos com carpas, monjolo, entre outros. Durante os doze meses em que permaneceu fechado, o local recebeu manutenção total da rede elétrica, instalação de iluminação com holofotes de led e restabelecimento das luminárias ornamentais.
Foi feita a manutenção e pintura dos ornamentos; e colocação de parte dos paralelepípedos; manutenção e pintura do cercamento; instalação de guarita; r restauro de monumentos da cultura japonesa, confecção de um novo monjolo; limpeza e manutenção dos três lagos, com o manejo de peixes, e manutenção e pintura do Mirante do Bosque.
Também foi feita a manutenção e melhoria do sistema de reuso de água dos lagos do Jardim Japonês, com a instalação de caixas d’água para eficiência de filtragem e reuso da água, servindo ainda de apoio ao sistema de combate a incêndios.
A obra incluiu ainda a instalação de rede de hidrantes de combate a incêndio ao longo do perímetro do Jardim Japonês, com instalação de hidrante recalque e emissão do primeiro Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do espaço, decorrente da instalação do sistema de combate a incêndio.
Imigração japonesa – O Brasil é o lar da maior comunidade japonesa fora do Japão no mundo, com cerca de dois milhões de japoneses e descendentes diretos ou indiretos vivendo em perfeita harmonia com o povo brasileiro. Isso se deve a um importante capítulo da história nipo-brasileira, o dia 18 de junho de 1908.
A data, que hoje representa o aniversário da imigração japonesa no Brasil, marca justamente a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em solo brasileiro. Na ocasião, cerca de 165 famílias desembarcaram do navio Kasato Maru, em Santos, após 52 dias de viagem para ingressarem uma nova vida em nosso país.,
Foram trabalhar nas lavouras cafeeiras após um acordo entre os governos brasileiro e japonês. Naquele ano, 781 imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, origem da maior comunidade nikkei fora do Japão, com mais de dois milhões de descendentes.

