Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Gildemir de Souza é eleito prefeito de Guatapará

Quatro candidatos disputavam a eleição, convocada após a Justiça Eleitoral indeferir registro do atual prefeito, eleito no ano passado

Os eleitores da cidade de Guatapará, na região de Ribeirão Preto, elegeram neste domingo, 3 de agosto, o novo prefeito em eleição suplementar. O candidato Gildemir de Souza (PSD), foi eleito com 2.306 votos, equivalente a 57,94% dos votos válidos O vice-prefeito será José Galoni (União Brasil).

O candidato Francisco Frediano Filho (Republicano) ficou em segundo, com 961 votos, (24,15% dos votos válidos), e Angelo dos Santos (MDB) foi o terceiro, com 713 votos (17,91%). Guatapará tem 5,7 mil eleitores.

No dia 22 de abril, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu o registro de candidatura de Ailton Aparecido da Silva (MDB), eleito prefeito de Guatapará (SP) nas Eleições de 2024, por inelegibilidade reflexa. Com a decisão o Tribunal cassou a chapa vencedora e determinou a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito na cidade.

O julgamento envolveu controvérsia sobre a existência ou não de inelegibilidade reflexa pelo fato de Ailton da Silva ser filho do ex-prefeito Juracy Costa Silva, que faleceu durante o curso do seu segundo mandato consecutivo exercido naquela cidade.

O Colegiado acompanhou integralmente o voto do relator, ministro Ramos Tavares, e reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) que havia negado a existência da inelegibilidade reflexa. O TRE entendia que a morte do titular automaticamente extinguiu o parentesco para fins de inelegibilidade reflexa.

Postagens relacionadas

Patrimônio de candidatos passa de R$ 12 mi 

Redação 2

Tribunal nega recurso e governo recorrerá ao STF para manter posse de Cristiane Brasil

Redação 1

Pode faltar água em quatro bairros nesta sexta

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com