Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto lança HQs e curtas-metragens

Teatro Municipal terá lançamento de HQs, exibição de curtas e anúncio dos selecionados para intercâmbio do projeto Era uma Vez... Brasil (Divulgação)

O projeto Era uma Vez… Brasil promove, nesta quinta-feira, 7 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o lançamento do livro de HQs – Histórias em Quadrinhos e a exibição dos curtas-metragens produzidos por jovens de escolas públicas da cidade e região, durante a Etapa Campus do projeto, realizada em julho. A entrada é gratuita.

O evento também marcará o anúncio oficial dos participantes selecionados para o intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa, Portugal, que acontecerá em novembro.  A iniciativa marca o encerramento de uma jornada que teve início no primeiro semestre, com oficinas de pesquisa e estudos sobre o tema central desta edição: “Quem conta nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”.

Em julho, durante o tradicional Campus do projeto, estudantes participaram de oficinas práticas de audiovisual e atividades culturais que aprofundaram as discussões sobre identidade, ancestralidade e representatividade. Uma das etapas mais esperadas do projeto acontece justamente agora, com a revelação dos nomes dos participantes selecionados para a viagem a Portugal.

Para o coordenador-geral do projeto, Guilherme Ramos Parreira, esse é um dos momentos mais emocionantes do projeto. Ele destaca que a expectativa é enorme, tanto por parte dos jovens quanto de toda a equipe envolvida – professores, coordenadores, oficineiros, produtores.

“Todos acompanharam de perto a trajetória dos estudantes e sabem o quanto eles se dedicaram. Ver a ansiedade no olhar de cada um, esperando pelo resultado, é algo muito especial. Mais do que uma lista de nomes, essa seleção representa o reconhecimento de um processo coletivo de aprendizagem, crescimento e descobertas. É quando o sonho da viagem a Portugal, que parecia tão distante lá no início, começa a se tornar real”, afirma.

Durante o intercâmbio, que acontecerá em novembro, o grupo conhecerá museus, centros culturais, escolas portuguesas e locais emblemáticos para a compreensão crítica da história, como a Torre do Tombo e os palácios de Mafra e Queluz.  “A escolha dos estudantes é uma construção deles próprios desde o início do projeto, levando-se em consideração, além da compreensão histórica, o engajamento nas atividades propostas e a construção de uma perspectiva coletiva de relacionamento interpessoal”, explica Parreira.

A última fase do projeto será realizada em dezembro, quando os estudantes retornam às suas comunidades e desenvolvem ações educativas e culturais em seus territórios, promovendo a multiplicação do conhecimento adquirido ao longo da experiência.

Sobre o projeto – Criado em 2016, o Era uma vez… Brasil proporciona aos estudantes da rede pública uma jornada de aprendizado transformadora, que une o estudo da história do Brasil à valorização de trajetórias pessoais, coletivas e culturais. Ao longo do processo, os alunos são convidados a investigar o passado, refletir sobre o presente e projetar o futuro, por meio de oficinas, produção criativa, imersões e intercâmbios culturais.

“O projeto tem se mostrado uma potente ferramenta de transformação social, pois estreita os laços entre professores e estudantes, envolve as famílias na descoberta de talentos individuais e fortalece a autoestima dos jovens, que passam a compreender que têm o poder de mudar sua realidade por meio de ações coletivas”, pontua o coordenador Guilherme Parreira.

Realização e patrocínio – O projeto é uma iniciativa da Origem Produções realizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e conta com o patrocínio da RTE Rodonaves.  Mais informações: https://site.eraumavezbrasil.com.br.

Sobre a Origem Produções – A Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos com atuação nas áreas de cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, realiza projetos em todo o Brasil e no exterior, sempre alinhada às exigências legais e às tendências contemporâneas. Seu trabalho conecta marcas, artistas, comunidades e políticas públicas por meio de projetos que promovem acesso à cultura, desenvolvimento humano e transformação social.

Postagens relacionadas

Corpo de Sinéad O’Connor passará por autópsia

William Teodoro

As seguidas perdas de direitos podem chamuscar a imagem da Globo

Redação 1

Alma traz recital de piano e violoncelo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com