Pantera faz duelos decisivos com Remo, pela Série B, e Francana, pela Copa Paulista
Por Hugo Luque
Alguns times brasileiros já disputaram partidas diferentes no mesmo dia, sendo um dos casos mais recentes o Flamengo, em 2024. O São Paulo foi o primeiro clube a entrar em campo em dois torneios oficiais diferentes na mesma data, em 1994, e até mesmo a seleção brasileira, em 21 de novembro de 1965, foi a campo no Maracanã e no Pacaembu. Mas neste sábado (16), o Botafogo completará uma façanha que promete dividir a atenção da torcida. Os compromissos do Pantera contra o Remo, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e diante da Francana, pela Copa Paulista, coincidirão até mesmo no horário, ao menos em um dos períodos.
As duas partidas são decisivas para o Tricolor, que colocará à prova a divisão realizada dentro do clube para disputar as duas competições. Conflitos de datas, no entanto, já aconteceram na história do próprio Botafogo. De acordo com o jornalista Márcio Javaroni, historiador do Pantera, o conjunto ribeirão-pretano entrou duas vezes em campo no mesmo nos dias 23 e 30 de julho de 1972, além de outras duas ocorrências em 9 e 12 de outubro de 1988, quando atuou na segunda divisão nacional e na Taça José Eduardo Farah.
O mais importante em 2025, segundo o próprio Bota já deixou claro, é a Série B. No Mangueirão, em Belém (PA), o time de Allan Aal enfrenta o Remo pela 22ª segunda rodada da competição, com o apito inicial programado para 16h. Na zona de rebaixamento, o Tricolor precisa reagir.
Nas últimas cinco rodadas, foram apenas uma vitória e quatro derrotas. A mais recente veio na partida passada, diante do Atlético-GO, fora de casa, por 2 a 0.
Com 21 pontos, os botafoguenses querem evitar a queda e fazem um campeonato diferente dos azulinos, que somam 33 e brigam por um posto no G-4. Nos cinco compromissos mais recentes, duas vitórias, dois empates e uma derrota para os paraenses.
Foram apenas seis encontros oficiais entre as equipes em todos os tempos, com quatro vitórias tricolores, dois empates e nenhuma derrota. Portanto, o Remo deve ser empurrado por sua torcida para quebrar o tabu.
Anunciados durante a semana, o zagueiro Vilar e os atacantes Guilherme Queiroz e Gabriel Barros podem estrear. Com a lesão de Ericson e a suspensão de Alisson Cassiano, a tendência é que o defensor comece até mesmo entre os titulares nesta tarde.
Uma provável escalação tem: Victor Souza; Jeferson, Vilar, Carlos Eduardo e Jean Victor (Gabriel Risso); Gabriel Bispo, Wesley Dias e Leandro Maciel; Jonathan Cafu, Jefferson Nem e Léo Gamalho.
Copa Paulista
Quando a bola rolar para o plantel principal na Série B, é provável que o “time B” esteja a caminha do gramado para iniciar o segundo tempo do duelo com a Francana. Isso porque o clássico regional, válido pela décima e última rodada do Grupo 2 da Copa Paulista, começa às 15h.
O Botafogo precisa vencer para chegar às oitavas de final do torneio estadual, que vale uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Com nove pontos, o Pantera é o quinto colocado da chave. A Francana tem 11 e ocupa a última posição do G-4. Portanto, um empate no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet classifica a Veterana. Os ingressos estão à venda nas bilheterias com preços únicos: R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada.
Após derrotar a Itapirense por 3 a 0 na última rodada, o Tricolor ganhou sobrevida na Copa Paulista. A Francana, por sua vez, poderia garantir a vaga com uma vitória sobre o União São João, mas empatou em 1 a 1. No primeiro turno, o Bota empatou sem gols no Lanchão com o rival alviverde.
Com Tortello e Franklin suspensos, mas Caio Dias de volta após cumprir suspensão, o responsável pela equipe alternativa, Régis Angeli, deve levar a campo: Brenno; Lucas Mazetti, Caio Dias (Badaró), Rafael Milhorim e Rafinha; Tenner, Penha (Erik) e David Braw; Cauã Lucas, Lucas Nathan e Gabriel Amaral.

