Por: Adalberto Luque
Um homem de 30 anos foi agredido por um grupo de aproximadamente 20 adolescentes no final da manhã desta segunda-feira (25), em frente à Escola Estadual Professor Walter Paiva, à rua Tupinambá, Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ), como lesão corporal, ameaça e dano.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima aguardava a saída da filha, de 12 anos, quando foi surpreendida pelos adolescentes, que partiram em sua direção. Ele relatou ter recebido socos e chutes, além de ter o carro danificado durante a ação. O retrovisor do veículo foi quebrado e a lataria ficou amassada.
Após o episódio, o homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame de corpo de delito. Também foi requisitada perícia para avaliar os danos causados ao automóvel.
Ainda conforme o registro policial, a vítima informou possuir vídeos que mostram o momento da agressão e se comprometeu a apresentá-los ao 5º Distrito Policial, responsável pela investigação.

A Polícia Civil orientou a vítima sobre o prazo de seis meses para oferecer representação criminal contra os envolvidos. O caso segue sob apuração.
Recorrente
Uma mãe de aluna que não quis se identificar disse que as brigas na saída da Escola Estadual Professor Walter Paiva são constantes. Ela disse que, na mesma calçada, tem uma base da Polícia Militar, mas que não vê policiais intervindo com frequência.
Também disse que há alunos que vão às aulas com faca escondida na mochila escolar para se defenderem em caso de briga. A reportagem solicitou nota sobre o ocorrido e sobre as denúncias à Secretaria Estadual de Educação, à Polícia Militar e à Secretaria da Segurança Pública mas, até a publicação da matéria, não recebeu nenhum retorno. Se houver, o texto será atualizado.
PM e Secretaria da Educação
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) e a Polícia Militar, responderam através de notas.
De acordo com a Seduc, a Unidade Regional de Ensino de Ribeirão Preto repudia todo e qualquer ato de violência, dentro ou fora do ambiente escolar.
“A direção havia convocado os responsáveis para esclarecer os fatos e mediar o conflito entre as estudantes. No entanto, os responsáveis se desentenderam do lado de fora da escola. Agentes de Organização Escolar, que acompanhavam a saída dos alunos, intervieram prontamente, e os pais foram novamente chamados para prestar esclarecimentos à direção.”
A escola registrou Boletim de Ocorrência e registrou o caso na plataforma Conviva. Um profissional do programa Psicólogos nas Escolas comparecerá à unidade nos próximos dias para conversar com os estudantes envolvidos.
O Terceiro Batalhão de Caçadores, responsável pelo policiamento na região, informou que não foram encontrados registros de solicitação de ocorrência relacionada à agressão. Nenhuma chamada foi feita ao número 190 relativo a este fato.
“A PM só tomou conhecimento da ocorrência quando foi feita a solicitação via imprensa local. Sobre a base da PM próxima ao local, que funciona como ponto fixo de apoio comunitário, havia um policial presente, porém este não foi acionado durante o incidente.”
A PM vai intensificar ações de policiamento no local e fará contato com a direção da escola, propondo palestras educativas com apoio comunitário.
“Vale salientar que qualquer suspeita em relação a ações criminosas deve ser imediatamente informada à Emergência-190, bem como o registro das ocorrências, a fim de possibilitar a rápida atuação da Polícia Militar, como tem sido feito, por meio de estudos realizados por este Comando, viabilizando a percepção de segurança da comunidade”, conclui a nota.
(matéria atualizada às 18h07)
_____
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

