Tribuna Ribeirão
Geral

Cetras acolhe urubus vítimas de fogo

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro do São Bento, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu na última segunda-feira, 25 de agosto, dois filhotes de urubus resgatados durante o combate a incêndios no município de São Simão, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. 
 
Os animais foram encaminhados pela Polícia Militar Ambiental (PMAmb) devido à referência da unidade no atendimento e recuperação de fauna silvestre vitimada. Os filhotes permanecerão sob os cuidados da equipe até atingirem condições plenas de saúde e desenvolvimento para retornarem ao seu habitat natural. 
 
Os exames iniciais indicaram danos nos bicos e nos pulmões dos filhotes. Já iniciamos o tratamento necessário, incluindo medicação específica e uma dieta balanceada para este período crítico, que garantirá o desenvolvimento saudável e a recuperação dos animais”, explica Alexandre Gouvea, responsável técnico do Cetras Morro do São Bento. 
 
Com o período de estiagem, o Cetras está preparado para receber e tratar animais silvestres afetados por queimadas, conforme previsto no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), que já teve cerca de 70% de suas ações executadas em Ribeirão Preto. Entre as medidas, destaca-se a capacitação de brigadistas do Parque Municipal Morro do São Bento, realizada nesta semana.  
 
Para coibir incêndios, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Fiscalização Geral e a Guarda Civil Metropolitana, intensifica a fiscalização em 17 áreas consideradas de alto risco, enquanto a Secretaria de Infraestrutura segue com ações de zeladoria preventiva, especialmente em regiões vulneráveis a queimadas. 
 
O incêndio na Estação Ecológica de Santa Maria, em São Simão, foi controlado nesta terça-feira (26). No entanto, as chamas, que começaram na última sexta-feira (22), atingiram uma área equivalente a ao menos 600 campos de futebol. O fogo foi combatido por equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com ajuda do helicóptero Águia e de um avião agrícola. 
 
Criada em 1985, a Estação Ecológica de Santa Maria é uma área de preservação permanente do estado, com vegetação típica de Cerrado e Mata Atlântica, incluindo árvores ameaçadas de extinção como cedro-rosa e sucupira-preta, além de 120 espécies de aves e primatas como o sagui-de-tufos-pretos e o sauá. 
 
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de agosto até esta segunda-feira (25), o estado de São Paulo já teve 418 focos de incêndio. O número é oito vezes menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve uma onda de incêndios com mais de 3,4 mil ocorrências, principalmente nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, mas superior ao registrado em 2023, com 343. 
 
Nos três primeiros meses de 2025, o Cetras Morro do São Bento, instalado no Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, reintroduziu 115 animais em seus habitats naturais. São bichos vítimas de maus-tratos, do tráfico, da caça ilegal e de incêndios e atropelamentos.  
 
O trabalho desenvolvido pelo Cetras é essencial para a conservação da fauna, oferecendo atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres que chegam debilitados, em sua maioria após contato com áreas urbanas. Grande parte do atendimento envolve aves que passam por tratamentos clínicos e nutricionais específicos para recuperar o tônus muscular e voltarem a voar.  
 
Desde sua criação, em 2024, o Cetras Morro do São Bento já atendeu cerca de 1.700 animais silvestres, promovendo reabilitação e soltura sempre que possível. Quando a reintegração à natureza não é viável, os animais recebem assistência no Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, onde o centro está instalado. 

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com