Tribuna Ribeirão
Turismo

Ribeirão conquista título de MIT

Divulgação/Alesp O projeto coletivo aprovado nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, tem a assinatura de todos os 94 deputados e foi apresentado em 14 de agosto

Ribeirão Preto conquistou oficialmente o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após aprovação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na tarde desta quarta-feira, 27 de agosto. O reconhecimento marca um momento inédito para a cidade, que passa a integrar o grupo contemplado pela lei complementar nº 1.261/2015, que organiza a política estadual de fomento ao turismo. 
 
O projeto coletivo tem a assinatura de todos os 94 deputados e foi apresentado em 14 de agosto. Além de Ribeirão Preto, a lista traz Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cravinhos, Dumont e Taquaritinga, entre outras. O projeto ainda terá de ser sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).   
 
No caso de Ribeirão Preto, desde 2019 o deputado estadual Léo Oliveira (MDB) tenta classificar a cidade como MIT e, assim, viabilizar recursos para investimentos na infraestrutura turística do município.  A estimativa é que a cidade passe a receber cerca de R$ 750 mil por ano.  
 
Para o presidente do Sindicato do Turismo de Ribeirão Preto, Aguinaldo Rodrigues, a transformação da cidade em Município de Interesse Turístico é importante porque ajudará a promover a cidade e a divulgar importantes eventos, que ainda são poucos conhecidos e divulgados.  
 
Ele afirma, ainda, que é preciso que o Poder Público, as entidades do setor em conjunto com o Observatório Econômico e de Turismo de Ribeirão Preto e Região ampliem o trabalho para implementar de forma efetiva uma política eficiente e permanente de desenvolvimento para o setor. 
 
A conquista é resultado do trabalho da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, que liderou articulações e uniu o trade turístico da região metropolitana em torno de um objetivo comum. Esse movimento coletivo consolidou a cidade como um destino estratégico no cenário estadual. 
 
Após dez anos de criação da política dos MITs, esta é a primeira vez que Ribeirão Preto recebe o título. Com o reconhecimento, o município terá acesso a investimentos estaduais voltados ao desenvolvimento da infraestrutura turística, fortalecendo sua vocação como polo de negócios, saúde, lazer, cultura e eventos. 
 
Esse é um reconhecimento merecido. Ribeirão Preto é uma potência e o turismo está deixando sua marca. O MIT é só o começo de um futuro que promete ainda mais para a cidade”, afirma Maria Eugênia Biffi, secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.  
 
O título reforça a valorização dos interesses coletivos e representa uma oportunidade de ampliar a geração de empregos, movimentar a economia e fortalecer a identidade de Ribeirão Preto como destino turístico de referência. 
 
“A conquista do MIT vem fortalecer o turismo em nossa cidade, promovendo o crescimento do setor. Esse reconhecimento será de grande importância para o comércio, hotéis, bares, restaurantes e para toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, gerando mais oportunidades, renda e visibilidade para Ribeirão Preto”, destaca Júlio Caliento, diretor de Turismo do município

VEJA TAMBÉM

Turismo em cavernas ganha impulso

Pedro Ferro

Diamantina aguarda milhares no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Blue Tree Hotels celebra o Carnaval 2026 com campanha que transforma a folia em um gesto de gentileza

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com