Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Homem morre em confronto com PM em RP

Suspeito havia roubado uma motocicleta momentos antes quando foi localizado por viatura e trocou tiros com policiais

Homem que havia acabado de roubar motocicleta, trocou tiros com PMs e acabou morto no confronto (Foto: Portal SP Online/ Repórter Felipe Silva)

Por: Adalberto Luque

Um homem de 27 anos morreu, na noite deste sábado (30), após trocar tiros com policiais militares. O confronto ocorreu em um terreno na Avenida Thomaz Alberto Whately, Jardim Aeroporto, zona Norte de Ribeirão Preto.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), policiais militares da Força Tática faziam patrulhamento quando, através do Centro de Operações da PM (Copom), tomaram conhecimento de uma possível troca de tiros na avenida Thomas Alberto Whately.

Arma usada pelo suspeito havia sido roubada no final de 2021 (Foto: Portal SP Online/Repórter Felipe Silva)

Ao se aproximarem da região, avistaram a motocicleta conduzida pelo suspeito, que passou a fugir. Os policiais acompanharam. Em dado momento, o homem entrou em um terreno, parou a moto, sacou uma arma e passou a atirar contra a viatura. Os policiais militares revidaram e o autor dos disparos foi atingido.

Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas apenas constatou o óbito do homem. A motocicleta, que é alugada, foi recuperada. Ela foi entregue ao responsável pela locação, embora tenha sido roubada de seu irmão, que relatou ter sido ameaçado pelo assaltante, que exibiu uma arma.

Na delegacia, os policiais constataram que a arma usada pelo homem suspeito de ter levado a moto da vítima havia sido roubada em novembro de 2021. O local da troca de tiros foi preservado para o trabalho de perícia. Em seguida, o corpo do homem que trocou tiros foi levado para o Instituto Médico Legal.

O delegado determinou exame necroscópico e residuográfico no homem que morreu na troca de tiros. Como de costume, apreendeu as armas do suspeito e dos policiais militares. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto e a Polícia Civil segue com as investigações.

Sexta morte no ano

Esta foi a sexta morte de suspeito em cinco confrontos com policiais militares neste ano, a segunda em dois dias. Na madrugada de sexta-feira (29), um homem que havia roubado um carro na avenida Brasil, na Vila Elisa, Zona Norte, fugiu e foi localizado em uma rua no Complexo Ribeirão Verde, onde o veículo estava estacionado.

A viatura do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) se aproximou e viu que o assaltante estava dentro do veículo. Ao ver a aproximação da viatura, o suspeito abriu a porta e começou a disparar contra os policiais. Ele pulou um alambrado e continuou disparando.

Os policiais revidaram à agressão e o suspeito foi atingido. Nenhum policial se feriu. De acordo com o capitão Ulisses Arcêncio, do Baep, uma unidade de resgate foi acionada. Os socorristas chegaram rapidamente, mas apenas constataram o óbito do homem. O caso segue em investigação na Polícia Civil.

Na madrugada de 17 de junho, outro suspeito morreu após trocar tiros com policiais militares. A ocorrência foi registrada em uma obra de construção civil da Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua Paulo de Frontin, na Vila Virgínia, Zona Oeste de Ribeirão Preto.

De acordo com a empresa de monitoramento e segurança que fazia a vigilância do local com câmeras, foi notada a presença de cinco homens na obra de construção do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), um eles armado. O grupo estava desviando câmeras e se preparando para furtar o local.

Assim que os PMs chegaram, a equipe de monitoramento disse ter ouvido um disparo que partiu de dentro da obra, em direção aos policiais, que revidaram. Dois suspeitos foram presos, dois fugiram e um morreu. A Polícia Civil prossegue com as investigações.

Na madrugada de 28 de março, dois homens morreram após perseguição e violenta troca de tiros com a Polícia Militar. Um dos suspeitos conseguiu fugir e um policial militar foi ferido no confronto. Uma equipe do Tático Comando fazia patrulhamento na avenida Alfredo Ravanelli, no Parque dos Flamboyants, na Zona Leste de Ribeirão Preto, quando avistou um Fiat Pálio parado no lado oposto com três homens fora do veículo.

Os policiais militares desconfiaram e fizeram o retorno. Ao perceber que a viatura da PM se aproximava, os homens entraram no carro e fugiram, apanhando a Estrada Josué de Castro, que não tem asfalto. Ao serem alcançados, os suspeitos saltaram do carro e começaram a disparar contra a polícia. Um PM foi ferido com tiro de pistola. A bala atingiu o braço. O caso está sob investigação

Em 25 de fevereiro, Wendel Rigoberto Rosa morreu após fugir e trocar tiros com policiais militares do 11º Baep. Wendel. Ele morava em Franca e estava acompanhado de uma mulher, de 22 anos. Tinha várias passagens pela polícia. O casal estava um Volkswagen Polo cinza.

Próximo à avenida Presidente João Goulart, no Geraldo Corrêa de Carvalho, na Zona Norte de Ribeirão Preto, o carro foi avistado pela viatura do Baep e o motorista acelerou para fugir. No caminho, teria jogado um pacote pela janela que, posteriormente, a PM recuperou e constatou, após perícia, conter pouco mais de dois quilos de cocaína.

Durante a fuga, o suspeito perdeu o controle de direção na avenida Ernesto Guevara Lã Serna, no Parque dos Pinus, também na Zona Norte. Ele deixou o carro e fugiu a pé. Entrou em um rio e, quando os policiais do Baep se aproximaram, teria efetuado dois disparos. Houve revide e o suspeito foi morreu. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil.

A Secretaria da Segurança Pública se manifestou por nota. Confira na íntegra.

“A Secretaria de Segurança Pública investe continuamente na recomposição e capacitação do efetivo, além da atualização de protocolos operacionais e na aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo visando à redução da letalidade. Além disso, há comissões direcionadas para análise das ocorrências, visando ajustar procedimentos, revisar treinamentos e aprimorar as estruturas investigativas. Todos os casos de Morte Decorrente de Intervenção Policial (MDIP) são apurados rigorosamente pela Corregedoria, com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário. Comprovadas irregularidades, os envolvidos são responsabilizados nos termos da lei.”

(matéria atualizada às 14h17)

 

_____

 

Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

Postagens relacionadas

Guarda Civil de RP vai receber R$ 905,63 mil 

Redação 2

O amor de Ribeirão por padre Euclides

Redação 1

Começa o envio do IPTU de 2021

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com