Tribuna Ribeirão
Geral

Lei cria espaço pet
 em supermercados

Alfredo Risk
O prefeito Ricardo Silva (PSD) sancionou a Lei Supermercado Amigo do Pet: o autor do projeto é o vereador Roger Ronan da Silva (MDB), o Bigodini (à esq.)

O prefeito Ricardo Silva (PSD) sancionou nesta terça-feira, 2 de setembro, em solenidade no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, a Lei Supermercado Amigo do Pet. O autor do projeto é o vereador Roger Ronan da Silva (MDB), o Bigodini.

A medida aprovada na Câmara Municipal cria um selo que será concedido a hipermercados, supermercados e mercados que disponibilizarem espaços seguros e apropriados para cães e gatos em áreas externas próximas à entrada principal.

O objetivo da legislação é proteger os animais de companhia e evitar situações recorrentes e perigosas, como quando pets são deixados dentro de veículos em estacionamentos durante as compras. Essa medida garante mais segurança, conforto e bem-estar animal, além de fortalecer a imagem de Ribeirão Preto como cidade moderna, sustentável e pet friendly.

Segundo o autor da proposta, a iniciativa não gera custos ao poder público e incentiva boas práticas no setor privado, promovendo responsabilidade social, cidadania e inovação em políticas públicas. Ribeirão Preto passa a ser referência nacional no cuidado e respeito aos animais.

O projeto surge como resposta a um problema recorrente: o abandono de animais dentro de veículos em estacionamentos, situação que coloca os pets em risco de morte por calor. Com a lei, hipermercados, supermercados e mercados que aderirem deverão instalar “casinhas” em áreas externas, próximas à entrada principal, oferecendo sombra, higienização e segurança, enquanto os tutores realizam compras.

“Estamos vivendo uma mudança significativa: hoje já existem mais lares com pets do que com filhos. É nesse contexto que nasce o selo ‘Supermercado Amigo do Pet’, valorizando o cuidado e o bem-estar dos nossos animais e incentivando os estabelecimentos a criarem espaços organizados e confortáveis”, destacou o vereador Bigodini.

O prefeito Ricardo Silva afirmou que a ideia será expandida. “A intenção é garantir locais seguros e acolhedores para que os pets fiquem bem cuidados enquanto seus tutores fazem suas compras com tranquilidade. E não vamos parar por aí: queremos ampliar essa iniciativa e levá-la para todos os cantos da cidade”, disse.

Para José Carlos Rinaldi, diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas) de Ribeirão Preto, a medida reflete uma nova realidade de consumo: “Esta iniciativa é resultado de um diálogo construtivo entre o Poder Público e a sociedade civil. É um projeto piloto que traduz, na prática, as transformações da sociedade e as novas demandas do comportamento dos consumidores”.

Sem impacto orçamentário para a administração pública, a lei coloca Ribeirão Preto na vanguarda das políticas de bem-estar animal. A medida promove responsabilidade social, protege a vida dos pets e valoriza os supermercados que abraçarem a causa, consolidando a cidade como referência nacional em iniciativas pet friendly.

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com