Tribuna Ribeirão
Geral

Lei cria espaço pet
 em supermercados

Alfredo Risk
O prefeito Ricardo Silva (PSD) sancionou a Lei Supermercado Amigo do Pet: o autor do projeto é o vereador Roger Ronan da Silva (MDB), o Bigodini (à esq.)

O prefeito Ricardo Silva (PSD) sancionou nesta terça-feira, 2 de setembro, em solenidade no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, a Lei Supermercado Amigo do Pet. O autor do projeto é o vereador Roger Ronan da Silva (MDB), o Bigodini.

A medida aprovada na Câmara Municipal cria um selo que será concedido a hipermercados, supermercados e mercados que disponibilizarem espaços seguros e apropriados para cães e gatos em áreas externas próximas à entrada principal.

O objetivo da legislação é proteger os animais de companhia e evitar situações recorrentes e perigosas, como quando pets são deixados dentro de veículos em estacionamentos durante as compras. Essa medida garante mais segurança, conforto e bem-estar animal, além de fortalecer a imagem de Ribeirão Preto como cidade moderna, sustentável e pet friendly.

Segundo o autor da proposta, a iniciativa não gera custos ao poder público e incentiva boas práticas no setor privado, promovendo responsabilidade social, cidadania e inovação em políticas públicas. Ribeirão Preto passa a ser referência nacional no cuidado e respeito aos animais.

O projeto surge como resposta a um problema recorrente: o abandono de animais dentro de veículos em estacionamentos, situação que coloca os pets em risco de morte por calor. Com a lei, hipermercados, supermercados e mercados que aderirem deverão instalar “casinhas” em áreas externas, próximas à entrada principal, oferecendo sombra, higienização e segurança, enquanto os tutores realizam compras.

“Estamos vivendo uma mudança significativa: hoje já existem mais lares com pets do que com filhos. É nesse contexto que nasce o selo ‘Supermercado Amigo do Pet’, valorizando o cuidado e o bem-estar dos nossos animais e incentivando os estabelecimentos a criarem espaços organizados e confortáveis”, destacou o vereador Bigodini.

O prefeito Ricardo Silva afirmou que a ideia será expandida. “A intenção é garantir locais seguros e acolhedores para que os pets fiquem bem cuidados enquanto seus tutores fazem suas compras com tranquilidade. E não vamos parar por aí: queremos ampliar essa iniciativa e levá-la para todos os cantos da cidade”, disse.

Para José Carlos Rinaldi, diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas) de Ribeirão Preto, a medida reflete uma nova realidade de consumo: “Esta iniciativa é resultado de um diálogo construtivo entre o Poder Público e a sociedade civil. É um projeto piloto que traduz, na prática, as transformações da sociedade e as novas demandas do comportamento dos consumidores”.

Sem impacto orçamentário para a administração pública, a lei coloca Ribeirão Preto na vanguarda das políticas de bem-estar animal. A medida promove responsabilidade social, protege a vida dos pets e valoriza os supermercados que abraçarem a causa, consolidando a cidade como referência nacional em iniciativas pet friendly.

Postagens relacionadas

Vizinho salva cachorra que caiu do 9º andar de prédio em Ribeirão Preto

Redação

Infraestrutura assume Cemitério Bom Pastor

Redação 1

PUBLICIDADE: Stand Up com Jonathan Nemer

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com