Por: Adalberto Luque
O secretário Júlio Balieiro, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), retornou, na manhã desta quarta-feira (10), o local onde havia uma comunidade que foi destruída por um incêndio na tarde desta terça-feira (9). Ele foi acompanhado de integrantes da Defesa Civil e assistentes sociais.
Ele também visitou as pessoas que estão alojadas no CSU da Vila Virgínia, na zona Oeste. O objetivo é confirmar o número de desalojados e dar encaminhamento para os diversos setores que poderão auxiliar as famílias que tiveram tudo destruído pelas chamas.
O incêndio começou em uma área de mata, ao lado da Rodovia Alexandre Balbo (SP-328), o Anel Viário Norte, e se espalhou rapidamente com os ventos fortes. As chamas atingiram uma comunidade no Jardim Heitor Rigon, zona Norte de Ribeirão Preto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu tudo rapidamente, mas felizmente não houve feridos. Seis viaturas trabalharam na extinção do incêndio. A Polícia Militar ajudou na retirada dos moradores.
Inicialmente, de acordo com a Semas, o fogo destruiu por completo 45 barracos, desalojando 60 famílias. Contudo, líderes comunitários fizeram uma nova avaliação e confirmaram que 25 famílias ficaram desalojadas. Parte dos desabrigados foi levado para a CSU da Vila Virgínia, onde a Prefeitura de Ribeirão Preto providenciou colchões, algumas peças de rouba e alimentação.
Boa parte dos desalojados preferiu seguir para a casa de familiares. A Semas informou que a maioria das famílias já está cadastrada no Cad-Único e uma assistente social começou a fazer um levantamento, inclusive para saber quem perdeu documentação, procurando ajudar essas pessoas de acordo com as necessidades de cada uma após o incêndio.

Doações
Integrantes do Departamento de Habitação da Secretaria de Planejamento também estiveram reunidos com os desalojados para avaliar individualmente a questão de casa família.
A Prefeitura também pretende organizar arrecadação de donativos. Os desabrigados precisam de mantimentos, água mineral, leite, roupas, colchões, móveis e eletrodomésticos para recomeçarem suas vidas.
Os donativos podem ser entregues em vários pontos de arrecadação: sede da Semas, Fundo Social de Solidariedade, Cava do Bosque, Arena Eurobike (estádio do Botafogo) e CSU Vila Virgínia. Segundo Balieiro, o trabalho continua. “Seguiremos atuando em benefício da população. Nossos serviços estão alinhados, até em conformidade com o que nos pede o nosso prefeito Ricardo Silva.”

