A ampliação do programa SP Mobile para todo o estado de São Paulo contabiliza mais de 300 celulares recuperados na primeira semana. Outras ocorrências ainda estão análise, podendo elevar esse número. Desde o início da nova fase de envio de notificações, que começou no dia 2 de setembro, a operação resultou em prisões por receptação e também em entregas voluntárias de aparelhos por cidadãos.
Eles receberam o alerta da Secretaria da Segurança Pública (SSP), procuraram a polícia para devolver os dispositivos. Nos três primeiros meses de implementação do programa, mais de 3,5 mil celulares foram recuperados e dois mil restituídos aos donos.
“O envio de notificações [cerca de 1,5 mil só nesta semana] é uma das frentes que, somadas às buscas e ações regulares, permitem o recolhimento de dados para subsidiar operações cada vez mais estruturadas contra a cadeia logística do crime”, destaca o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba.
Segundo o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile, o objetivo é recuperar aparelhos roubados ou furtados que voltaram a ser ativados por terceiros – muitos deles sem saber da origem ilícita.
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar de forma organizada ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado e promovendo mais segurança à população.

