Membros da FPF (Federação Paulista de Futebol) estiveram na tarde desta quarta-feira (17) no estádio Palma Travassos, onde realizaram uma palestra sobre como será o sistema do “Desafio de Vídeo”, implantado nos jogos da semifinal da Copa Paulista.
Jogadores e comissão técnica foram informados de como funcionará a novidade.
Cada time começa a partida com dois pedidos de desafio, que será solicitado durante o jogo pelo treinador da equipe. O pedido será feito através de um gesto girando o dedo no ar e entregando um cartão de desafio ao quarto árbitro.
Caso a solicitação esteja correta, os dois desafios são mantidos, muito semelhante ao que acontece no vôlei. Caso a solicitação analisada não seja acatada pela arbitragem, o desafio é perdido.
Os pedidos podem ser feitos em quatro ocasiões: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou erro na aplicação de um cartão.
Diferente do VAR, não haverá árbitros de vídeo nas cabines e sim, apenas um monitor na beira do gramado e um operador de replay. Serão apenas quatro câmeras em cada partida (duas centrais e uma em cada linha de impedimento).
Estiveram presentes na palestra o Coordenador de Desenvolvimento da Arbitragem da FPF, Carlos Nogueira, a Coordenadora de Departamento de Segurança e VAR, Gabriela Cortez e o Diretor de Integração e Desenvolvimento, Renato Almeida

